Pular para o conteúdo
Transparência

Lama Asfáltica: pecuarista alega boa-fé para recuperar sobrado, mas juiz nega

O pecuarista Arino Fonseca Marques alegou ser terceiro de boa-fé em processo da Operação Lama Asfáltica da 3ª Vara Federal de Campo Grande para tentar reaver um sobrado dado como parte de pagamento de uma fazenda que ele vendeu a Flávio Garcia Scrocchio, cunhado do ex-deputado federal Edson Giroto, e tentar desbloquear o imóvel, mas […]
Arquivo -

O pecuarista Arino Fonseca Marques alegou ser terceiro de boa-fé em processo da Operação Lama Asfáltica da 3ª Vara Federal de para tentar reaver um sobrado dado como parte de pagamento de uma fazenda que ele vendeu a Flávio Garcia Scrocchio, cunhado do ex-deputado federal , e tentar desbloquear o imóvel, mas teve o pedido negado pelo juiz Brune Cezar da Cunha Teixeira. O despacho foi publicado no Diário da Justiça desta sexta-feira (9).

Marques alegou que recebeu o sobrado como parte de pagamento de uma fazenda vendida antes da ação penal. De acordo com a sentença da Justiça Federal, não existe relação entre a e ausência de dolo do pecuarista na dinâmica da lavagem de ativos e o sequestro do sobrado.

No entanto, a transferência do imóvel foi utilizada, segundo o juiz, como mecanismo para a prática de lavagem relacionada à fazenda, objeto da apuração do crime.

“Assim sendo, o fato de a sentença condenatória ressaltar que nem a Polícia Federal, nem o MPF diagnosticaram dolo da parte de Arino em relação à dinâmica intestina à lavagem de ativos de que está a tratar a sentença, sendo verossímil, inclusive, que não fizesse parte de qualquer ato ou trama para o branqueamento de capitais criminosos – algo que, de fato, a sentença condenatória destacou–, não quer dizer, porém, que Arino fosse um “terceiro de boa-fé”, qual estivesse alheado aos fatos, na dicção do tipo do sequestro. E não faz sentido tal alcance dado, em especial porque o próprio Arino sabia que alguma trama havia, mesmo que não pudesse de antemão conhecê-la, segundo a clareza de seus próprios depoimentos, destacados na sentença condenatória”, destacou.

O juiz federal orientou o pecuarista, ainda, a buscar o ressarcimento ‘frente ao possível causador do dano’. Segundo as investigações, Flávio Scrocchio teria comprado a fazenda, avaliada em R$ 1,5 milhão, dando como parte do pagamento o sobrado, que seria de Edson Giroto, e onde funcionava um salão de beleza da esposa, Rachel Giroto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Evander Vendramini (PP) colocou à disposição a presidência regional do PP

Após perder eleição, ex-deputado analisa trocar PP pelo PL em 2026

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

alems deputados reajuste

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

alergia

Tempo seco é gatilho em MS, mas alergias podem surgir a qualquer momento

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Corpo foi encontrado por populares que acionaram o socorro, mas a vítima já estava morta

Esportes

Brasil encara a Itália em busca de título inédito da Liga das Nações neste domingo

Partida também pode marcar a revanche contra as italianas, que levaram a melhor sobre o Brasil em 2022

Le Blog Maria Antonia

Arraiau Cãopira acontece HOJE! Venha curtir o dia com seu doguinho e ajudar uma boa causa

É hoje ! Arraiau Cãopira! Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e traga seu doguinho para o arraiá mais animado e solidário da cidade! Neste domingo , das 9h às 18h, a Praça Regina será palco do imperdível Arraiau Cãopira, uma festa beneficente em prol de ONGs e protetores de animais parceiros da … Continued

Polícia

PM prende dois e ‘caça’ outros por suspeitas de furto de fios na Júlio de Castilho

Episódio ocorreu na movimentada Avenida, na manhã deste domingo (27)