O juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, liberou para circulação os veículos de todos os 13 réus de ação de bloqueio de bens decorrente da Operação Lama Asfáltica e ainda determinou o sequestro da embarcação Vanessa, do ex-governador André Puccinelli, que está em Paranaguá, no Paraná. A decisão foi publicada no diário do (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) desta quarta-feira (16).

Foram liberados os veículos de Luiz Candido Escobar, André Puccinelli, Edson Giroto, Maria Wilma Casanova Rosa, Helio Yudi Komiyama, Edmir Fonseca Rodrigues, Fausto Carneiro da Costa Filho, Wilson Roberto Mariano de Oliveira, Marcos Tadeu Enciso Puga, Mara Regina Bertagnolli de Gonçalves, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Elza Cristina Araújo dos Santos e Romulo Tadeu Menossi. Todos os carros podem circular, mas não podem ser transferidos, segundo a decisão.

Na mesma ação, a defesa negou o levantamento de sequestro de um imóvel de Wilson Roberto Mariano de Oliveira, de Várzea Grande, no Mato Grosso, alegando que há necessidade de evitar a dilapidação ou desfazimento patrimonial. O ex-servidor da (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) pediu o desbloqueio por ser proprietário de apenas 1/16 da propriedade.

Luiz Cândido Escobar e Mara Regina Bertagnolli Gonçalves solicitaram o desbloqueio de bens das suas contas bancárias. Luiz Escobar alegou que os bens que tem na conta poupança têm caráter alimentar, pois são referentes a sua aposentadoria. A Justiça determinou que as defesas apresentem mais documentos e solicitou pareceres do MPF (Ministério Público Federal) para decidir sobre os pedidos.

Embarcação em Paranaguá

Segundo o juiz federal, o MPF já havia pedido o sequestro da embarcação, mas houve omissão na decisão. Por isso, o despacho desta quarta solicita ofício à Capitania dos Portos de Paranaguá informando sobre o sequestro. do bem.

A embarcação foi fabricada em 1976 e está em Paranaguá, porto brasileiro que está localizado no estado do Paraná. O porto é o maior exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja, considerado o maior porto graneleiro da América Latina e o maior porto de contêineres do Brasil.