Pular para o conteúdo
Transparência

Lama Asfáltica entra em pauta e começa a ser julgada em plenário pelo STF

O julgamento da Reclamação 30313, da Operação Lama Asfáltica no STF (Supremo Tribunal Federal), está pautado para o dia 27 de agosto em plenário. O recurso, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, pode começar a ser julgado na 21ª sessão ordinária do Tribunal, que começa às 14h, horário de Brasília. Após começar a ser […]
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O julgamento da Reclamação 30313, da Operação Lama Asfáltica no STF (Supremo Tribunal Federal), está pautado para o dia 27 de agosto em plenário. O recurso, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, pode começar a ser julgado na 21ª sessão ordinária do Tribunal, que começa às 14h, horário de .

Após começar a ser julgado em plenário virtual em abril, o ministro Marco Aurélio fez um pedido de destaque, retirando o processo e encaminhando-o para o físico. Como o julgamento aconteceu em âmbito virtual, não há detalhes sobre a decisão. Mas o ministro pode ter levado em conta o pedido da defesa dos oito réus no caso, o advogado Alberto Zacharias Toron, para sustentação oral da defesa.

Neste período, dos oito que estavam presos, seis receberam liberdade após decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), sob alegação de excesso de prazo da prisão preventiva. Permanecem presos Edson Giroto, no Centro de Triagem de Anízio Lima. O cunhado, Flávio Garcia Scrocchio, foi transferido para São José do Rio Preto (SP). O pedido foi feito logo após ele progredir para o semiaberto.

Reclamação

Os pedidos de prisão foram feitos na Reclamação 30313 pela procuradora-geral da República Raquel Dodge no ano passado ao STF, após a 5ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) liberar o ex-secretário especial do Ministério dos Transportes Edson Giroto, a esposa, Rachel Rosana Jesus Portela Giroto, o cunhado, Flávio Garcia Scrocchio, o dono da Proteco Construções, João Amorim, sua sócia, Elza Cristina Araújo, sua filha Ana Paula Amorim Dolzan, o ex-servidor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Wilson Roberto Mariano de Oliveira e a filha, Mariane Mariano Oliveira, em 2016. Todos foram presos novamente em 8 de maio de 2018.

Neste ano, após a primeira sentença de ação penal da Operação Lama Asfáltica da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande condenar Giroto, o cunhado e a esposa de Giroto, a defesa dos demais réus alegou excesso de prazo e o TRF3 novamente liberou os demais presos.

Após a decisão, a PGR contestou no início deste mês a decisão na Reclamação e pediu, ainda, que as liminares que liberaram sejam cassadas e os réus voltem para prisão. No documento, a procuradora relembra série decisões ora de liberdade, ora de volta para prisão dos réus.

Vê, ainda, afronta do TRF ao STF. ‘Ao revogar as prisões preventivas, pela segunda vez, o Tribunal reclamado, com fundamento em situação já vigente quando do julgamento, pela 1ª Turma desse STF, do HC nº 135.027, novamente violou a autoridade da decisão proferida por esse STF’. Os advogados dos réus já apresentaram as defesas, alegando excesso de prazo e que a situação, agora, é diferente da anterior e que não há afronta na decisão do TRF3 em relação ao Supremo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Evander Vendramini (PP) colocou à disposição a presidência regional do PP

Após perder eleição, ex-deputado analisa trocar PP pelo PL em 2026

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

alems deputados reajuste

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

alergia

Tempo seco é gatilho em MS, mas alergias podem surgir a qualquer momento

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Corpo foi encontrado por populares que acionaram o socorro, mas a vítima já estava morta

Esportes

Brasil encara a Itália em busca de título inédito da Liga das Nações neste domingo

Partida também pode marcar a revanche contra as italianas, que levaram a melhor sobre o Brasil em 2022

Le Blog Maria Antonia

Arraiau Cãopira acontece HOJE! Venha curtir o dia com seu doguinho e ajudar uma boa causa

É hoje ! Arraiau Cãopira! Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e traga seu doguinho para o arraiá mais animado e solidário da cidade! Neste domingo , das 9h às 18h, a Praça Regina será palco do imperdível Arraiau Cãopira, uma festa beneficente em prol de ONGs e protetores de animais parceiros da … Continued

Polícia

PM prende dois e ‘caça’ outros por suspeitas de furto de fios na Júlio de Castilho

Episódio ocorreu na movimentada Avenida, na manhã deste domingo (27)