Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça Federal devolve avião, fazenda e carros de luxo de Palermo, apontado como chefe do PCC em MS

A 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande restituiu o avião de Gerson Palermo, chefe de célula do PCC (Primeiro Comando da Capital) que operava tráfico internacional de cocaína a partir de Mato Grosso do Sul, além de carros de luxo e fazenda de acusados de integrarem o grupo do traficante. O despacho com […]
Arquivo -
Sede da Justiça Federal em Campo Grande (Arquivo
Sede da Justiça Federal em Campo Grande (Arquivo

A 3ª Vara da de restituiu o avião de Gerson Palermo, chefe de célula do PCC (Primeiro Comando da Capital) que operava tráfico internacional de cocaína a partir de Mato Grosso do Sul, além de carros de luxo e fazenda de acusados de integrarem o grupo do traficante. O despacho com a decisão foi publicado nesta sexta-feira (27) no Diário do (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Segundo decisão do juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, o MPF (Ministério Público Federal) não recorreu da sentença proferida nos autos da ação penal de crimes de lavagem de dinheiro e ocultação que apreendeu os bens, que não foram declarados perdidos em favor da União.

Serão restituídos 11 bens, Entre eles a aeronave Cessna, prefixo PR-WML, em nome de Gerson Palermo. Além do avião, serão devolvidos uma moto Honda HR-V EX CVT; uma Toyota CD 4X4 SR, 2005; um Volvo/FM12 340; um semirreboque Facchini ano 2006; um Hyundai/HB20 1.0 2015; um Toyota / Corolla Altis Flex, ano 2015 em uso pela Policia Federal de Campo Grande; um imóvel em Corumbá; a Fazenda Novo Paraíso, de ; um imóvel de Londrina/PR; e outros bens apreendidos e aparelhos eletrônicos.

Chefe do PCC em MS

Condenado a 59 anos de prisão, Gerson Palermo, chefe de célula do PCC (Primeiro Comando da Capital) que operava tráfico internacional de cocaína se apresentava como comerciante informal de luxo para venda de aeronaves e caminhões. Além disso, contava com rede de falsários para executar desvio de bens e lavagem de dinheiro.

Gerson foi investigado no âmbito da operação All In, deflagrada em março de 2017 pela Polícia Federal e que resultou na apreensão de duas remessas de mais de 800 quilos de cocaína em Cubatão (SP) e São Paulo (SP).

Durante as investigações, foi descoberto que o PCC teve à disposição pelo menos três aeronaves e cerca de 15 caminhões e carretas, além de vários veículos de passeio, todos oriundos de rendimentos do tráfico de drogas e registrados em nome de laranjas. O grupo ocultava e dissimulava a posse dos bens.

Gerson, por sua vez, se passava por comerciante informal de caminhões e aeronaves, desfrutando de alto padrão de vida sem que tivesse, de fato, qualquer bem em seu nome. Ele determinava a troca frequente da propriedade formal dos caminhões e aeronaves, tanto que o grupo tinha alguns de seus integrantes exclusivamente dedicados à compra, venda e transferência de bens.

Eles contavam também com despachantes, incluindo despachantes aeronáuticos, e tinham acesso a uma rede de falsários dedicada a obter documentos ou até empreender falsificações, justamente para dinamizar os atos de lavagem de ativos. Para legitimar a movimentação de lucros do tráfico, usavam contas correntes de seus próprios integrantes, familiares, amigos, conhecidos e mesmo empresários próximos, fragmentando as transferências em depósitos múltiplos, a fim de evitar os mecanismos de detecção de movimentações bancárias suspeitas.

Visando blindar as comunicações vinculadas ao tráfico, o PCC contava também com terminais telefônicos registrados em nome de terceiros (sem qualquer relação com os fatos), com a troca constantes destes mesmos números, com a preferência por realizar contatos por aplicativos ou chamadas audiovisuais e a utilização de códigos e apelidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)