Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça abre processo sigiloso da Lama Asfáltica para Controladoria-Geral do Estado

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul autorizou o compartilhamento de quatro ações decorrentes da Operação Lama Asfáltica, sendo uma delas sigilosa, com a Controladoria-Geral do Estado, segundo despacho publicado nesta segunda-feira (21) no diário do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Além dos processos, um Relatório de Materiais Apreendidos da Polícia Federal […]
Arquivo -

A de autorizou o compartilhamento de quatro ações decorrentes da Operação Lama Asfáltica, sendo uma delas sigilosa, com a Controladoria-Geral do Estado, segundo despacho publicado nesta segunda-feira (21) no diário do (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Além dos processos, um Relatório de Materiais Apreendidos da Polícia Federal também foi compartilhado.

A Controladoria fez o requerimento justificando o pedido para instrução de processo administrativo disciplinar a ser
instaurado para apurar, na seara administrativa, eventual responsabilidade de pessoas jurídicas por ato lesivo à Administração Pública ou de servidores públicos estaduais.

As ações 0002316-76.2018.403.6000 e 0002305-47.2018.403.6000, que tratam de busca e apreensão criminal e ação penal de lavagem de dinheiro têm como réus André Luiz Cance, João Roberto Baird, Antônio Celso Cortez, Romilton Rodrigues de Oliveira e Andre Joliace Araujo. A ação 0003515-70.2017.403.6000, de pedido de quebra de sigilo telefônico, não informa o nome dos réus. A ação 0003514-85.2017.403.6000 está sob sigilo.

O acesso aos autos foi concedido pela 3ª Vara da Justiça Federal de à pessoa do Controlador-Geral Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Ressarcimentos

Em fevereiro, o governo do Estado informou ter identificado irregularidades em obras de manutenção de dez rodovias de Mato Grosso do Sul após a deflagração da Operação Lama Asfáltica e apuração em cinco processos administrativos, além de uma sindicância, da participação de servidores públicos.

O Conselho de Governança do Estado teria encontrado ‘evidências de irregularidades’ nas MS-040, MS-171, MS-184, MS-228, MS-112, MS-180, MS-320, MS-270, MS-444 e MS-473, e também em serviços de manutenção de vias pavimentadas e não pavimentadas.

Ainda neste ano, a Rede Controle divulgou que somente 18,3% dos casos de corrupção detectados e apurados entre os anos de 2016 e 2017 receberam punição em Mato Grosso do Sul. Os dados são de auditoria operacional feita pela Rede.. O estudo indicou também a incidência de mais de quatro casos de corrupção por dia nas organizações públicas do Estado.

Conforme o levantamento, mesmo nos casos em que a administração pública detectou as irregularidades, seja por denúncia ou dentro do sistema de controle, o tempo para finalizar os processos de investigação foi extenso e os mecanismos de correção apresentaram baixo percentual de punição.

Ao todo, foram 1.706 procedimentos instaurados nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso do Sul. Do total, somente 313 resultaram em algum tipo de punição, seja ela advertência, suspensão, demissão do cargo efetivo ou multa. O levantamento considerou procedimentos administrativos disciplinares, ritos sumários e sindicâncias – sendo 351 oriundos de órgãos federais, 211 estaduais e 1.144 de diversos municípios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)