Pular para o conteúdo
Transparência

Reinaldo derruba projeto que nega casas populares para condenados na Maria da Penha

Dois projetos de leis aprovados em sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante o primeiro semestre do ano, foram vetados totalmente pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Um deles tratava sobre a proibição de condenados na Lei Maria da Penha de participarem de programas habitacionais. O outro era sobre a determinação de agências […]
Arquivo -
Deputados aprovaram projetos no primeiro semestre deste ano
Deputados aprovaram projetos no primeiro semestre deste ano

Dois projetos de leis aprovados em sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante o primeiro semestre do ano, foram vetados totalmente pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Um deles tratava sobre a proibição de condenados na de participarem de programas habitacionais. O outro era sobre a determinação de agências bancárias receberem contas de água, luz, telefone e taxas diversas (Municipais, Estaduais e Federais), de qualquer valor.

O primeiro veto total publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quinta-feira (18) foi sobre os condenados na Lei Maria da Penha. O projeto foi apresentado pelo deputado Marçal Filho (PSDB).

Segundo a justificativa do veto, ao estabelecer regras para participação em programas habitacionais e sociais de responsabilidade do Estado, acaba a Casa de Leis por dispor sobre atribuições de órgãos públicos estaduais e isso afeta à iniciativa exclusiva do governador, o que se caracteriza em flagrante ofensa ao princípio da harmonia e independência dos Poderes legislativo e executivo.

Quanto aos programas habitacionais feitos em parceira com o Governo Federal, é necessário obedecer às regras estabelecidas pela União. Ainda conforme a justificativa, Marçal Filho quando propôs proibir a participação de condenados pela lei, ele instituiu de maneira implícita uma pena acessória ao condenado, invadindo competência privativa da União, para legislar sobre direito penal.

Os programas habitacionais, de modo geral, foram instituídos com o objetivo de atender parcela da população menos favorecida, tendo os critérios de admissão de beneficiários disciplinados em lei.

Pagamento de contas

O outro veto trata sobre a determinação de agências bancárias receberem contas de água, luz, telefone e taxas diversas (Municipais, Estaduais e Federais), de qualquer valor.

A proposta é do deputado Felipe Orro (PSDB), apresentada em 2015, mas aprovada em plenário apenas este ano. De acordo com a justificativa do veto publicada no DOE, questões que se referem à matéria financeira, cambial e monetária, instituições financeiras e suas operações é de competência da União, compete ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República. 

Segundo o veto, não pode uma medida legislativa estadual impor às agências bancárias o recebimento de contas de água, luz, telefone e taxas diversas, se não foi firmado convênio nesse sentido com as respectivas concessionárias ou com a Administração Pública, e nem obrigá-las ao atendimento pessoal em caixas, se o instrumento de convênio dispuser em sentido diverso, facultando-lhe o uso exclusivo de canais eletrônicos para essa finalidade.

Ainda segundo o veto, a análise do projeto nem poderia receber um esclarecimento diferente, eis que seria instaurado verdadeiro caos nesse ramo do sistema jurídico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática