Reinaldo veta isenção em taxa de concursos para quem trabalhou na eleição
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou projeto de Lei que pretendia isentar pessoas que prestaram serviço eleitoral durante as eleições do pagamento de inscrições em concursos públicos. O veto foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (2). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual e primeiro secretário […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou projeto de Lei que pretendia isentar pessoas que prestaram serviço eleitoral durante as eleições do pagamento de inscrições em concursos públicos. O veto foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (2).
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Zé Teixeira (DEM). O veto foi total, ou seja, nenhum artigo do projeto de lei será colocado em prática.
De acordo com o projeto, eleitores que prestarem serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e à apuração de eleições oficiais, em plebiscitos ou em referendos, teriam isenção de valores a título de inscrição nos concursos públicos, realizados pela Administração Pública Direta e Indireta, Autarquias, Fundações Públicas e Entidades mantidas pelo Poder Público Estadual.
Segundo as razões do veto, ao conceder isenção de valores, acaba o Poder Legislativo por adentrar em tema que cabe a assuntos relacionados aos servidores públicos. A iniciativa de leis que interferem em matéria pertinente à receita pública é privativa do Chefe do Poder Executivo, ou seja, do governo, vez que a renúncia de receita acaba por repercutir sobre o orçamento público.
O Projeto de Lei padece de inconstitucionalidade formal, por tratar de tema que afeta diretamente o orçamento público. Além disso, a cobrança da taxa de inscrição de concurso público tem como fundamento o custo considerável com a realização do certame, de maneira que, se implementada a isenção pretendida, além de atingir a autonomia do Poder Executivo para administrar financeiramente os seus recursos, acarretará a desestruturação da programação orçamentária do Estado.
Doadores de medula óssea já são isentos da inscrição em concursos públicos no Estado.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande
Neste sábado (21), mais de 100 médicos estarão trabalhando nas unidades de saúde de Campo Grande
Justiça autoriza transferência para presídio de MS de ex-namorada de jogador esquartejado
Rúbia Joice estava encarcerada em um presídio do Paraná
Polícia investiga corpo de homem é encontrado em estrada vicinal de Angélica
Ele não apresentava sinais de violência e a suspeita é que o motorista possa ter passado mal
Ana Castela revela perrengue no especial Amigas da Globo: ‘rasgou no meu subaco’
Boiadeira ainda entregou que Maiara teve a ideia de juntá-las novamente para fazer um show feminejo para o público
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.