Pular para o conteúdo
Transparência

Defesa de Giroto alega omissão para recorrer de condenação da Lama Asfáltica

A defesa do ex-secretário especial do Ministério dos Transportes Edson Giroto, do cunhado Flávio Henrique Garcia Scrocchio e da esposa Rachel Giroto recorreu da primeira sentença da Operação Lama Asfáltica da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul alegando contradição, omissão e obscuridade do julgamento. O juiz da 3ª Vara Federal de Campo Grande Bruno […]
Arquivo -
Justiça Federal em Campo Grande (Foto: Arquivo Midiamax)
Justiça Federal em Campo Grande (Foto: Arquivo Midiamax)

A defesa do ex-secretário especial do Ministério dos Transportes , do cunhado Flávio Henrique Garcia Scrocchio e da esposa Rachel Giroto recorreu da primeira sentença da Operação Lama Asfáltica da de Mato Grosso do Sul alegando contradição, omissão e obscuridade do julgamento. O juiz da 3ª Vara Federal de Bruno Cezar da Cunha Teixeira conheceu os embargos de declaração, mas negou provimento. O despacho foi publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira (29).

Os advogados de Giroto alegam que a Terrasat, empresa de Flávio, teria vencido processos licitatórios com lisura e que não havia necessidade de aumento de capital social para a participação de concorrência.

No entanto, o juiz argumenta que análise feita ao citar o aumento de capital tratava-se da origem do dos recursos. A empresa alterou cinco dias antes do lançamento do edital o capital social de R$ 30 mil para R$ 600 mil, um salto de 2.000%.

Com o recebimento do recurso, a defesa terá oito dias para apresentar as razões de apelação e, após, o MPF (Ministério Público Federal) deve se manifestar nos autos com o mesmo prazo. O juiz também autorizou cópia da sentença a Arino Fonseca Marques, corretor que teria vendido uma fazenda a um preço bem menor que o praticado no mercado ao engenheiro Flávio Scocchio, cunhado e suposto laranja do ex-deputado federal.

Prisões

Giroto, João Amorim e os réus Rachel Rosana Portela Giroto, Elza Cristina Araújo dos Santos, Flávio Schrocchio, Ana Paula Amorim Dolzan, Wilson Mariano e Mariane Mariano foram presos no dia 9 de março de 2018,  mas conseguiram um habeas corpus no TRF3 em 19 de março de 2018, quando o Tribunal substituiu a prisão por outras medidas cautelares.

No final de abril de 2018, a PGR (Procuradoria Geral da República) ingressou no Supremo com uma liminar para suspender a decisão do TRF3 que garantiu a liberdade dos acusados.

Mas no dia 8 de maio de 2018 um ofício enviado com urgência ao TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e à 3ª Vara da Justiça Federal, em Grande, determinou a prisão do ex-deputado federal e ex-secretário de obras, Edson Giroto, e do empreiteiro João Amorim, ambos investigados no âmbito da Operação Lama Asfáltica.

Nesta semana, João Amorim, Elza Cristina, Wilson Mariano e Mariane Mariano ficaram em liberdade após a 5ª Turma do TRF3 julgar procedentes os pedidos de habeas corpus. Seguem presos apenas Giroto e Flávio, que já têm condenação da Justiça Federal de MS. Rachel aguarda os recursos em liberdade, após ficar por um ano em prisão domiciliar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem de 23 anos foi espancado até a morte por quatro pessoas em Naviraí

CNI: Tarifa de 10% sobre produtos brasileiros nos EUA preocupa

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Nas imagens, aparecem o motociclista indo para o acostamento

Esportes

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Mesmo jogando fora de casa, o Vasco tomou as rédeas da partida e abriu o placar

Polícia

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Após o crime, ela fugiu, mas foi vista por testemunhas

Esportes

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Perderam por 2 a 1 para o Huracán