Pular para o conteúdo
Transparência

Com relatório da Cosip, MP-MS pede suspensão do tributo em Campo Grande

Uma ação civil pública do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) pede a abstenção da cobrança da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) pela Prefeitura de Campo Grande até que seja enviada anualmente à Câmara Municipal a planilha de custos. O processo teve origem em um inquérito civil […]
Arquivo -
(Foto: Arquivo/Midiamax)
(Foto: Arquivo/Midiamax)

Uma ação civil pública do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) pede a abstenção da cobrança da (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) pela Prefeitura de até que seja enviada anualmente à Câmara Municipal a planilha de custos.

O processo teve origem em um inquérito civil do promotor Eduardo Franco Cândia, da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos da Comarca de Campo Grande, e também usou como base o relatório da Cosip entregue pela Comissão Especial Temporária, composta pelos vereadores Eduardo Romero (Rede), Veterinário Francisco (PSB), João Cesar Mattogrosso (PSDB), com relatoria do vereador Lívio Viana e presidência do vereador Papy (SD).

Na ação, o promotor alega inconstitucionalidade tributária, pois para ser considerada como tributo, a Cosip deveria ter como vínculo o custeio da iluminação pública. Para isso, seria preciso demonstrar, segundo a ação, a efetiva mensuração do custo do serviço por meio de planilha, prevista na própria Lei Complementar que instituiu a taxa.

“Não estamos mais diante de um verdadeiro tributo, mas de uma cobrança indevida ‘a título de tributo’, mascarada de tributo!”, alega o promotor.

“Aliás, para reforçar a ilegalidade da cobrança a título de Cosip, o próprio Executivo assinou o verdadeiro ‘atestado de óbito’ do tributo quando desvinculou até dezembro de 2023, 30% da receita da Cosip, quando o art.149-A da CF [Constituição Federal] de 1988 traz expressamente a imprescindibilidade da vinculação da receita da Cosip ao custeio do serviço de iluminação pública”, dia a ação.

Prefeitura

A administração municipal alega que o MP-MS não teria legitimidade ativa para a proposição da Ação Civil Pública, pois este não seria o instrumento correto para contestar tributos e pede que seja indeferido o pedido de tutela de urgência.

Segundo a Prefeitura, o MP-MS deveria ter proposto uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. A ação ainda não foi julgada e tramita na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial