Pular para o conteúdo
Transparência

Após denúncia, TCE-MS suspende licitação para viabilidade de parque tecnológico

Após denúncia de participante, o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) concedeu liminarmente a suspensão da tomada de preços n.º 025/2019 feita pela prefeitura de Ponta Porã. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Corte de Contas desta quarta-feira (16). Segundo a publicação, a administração abriu processo para contratar […]
Arquivo -
Prefeitura Municipal de Ponta Porã. (Divulgação)
Prefeitura Municipal de Ponta Porã. (Divulgação)

Após denúncia de participante, o (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) concedeu liminarmente a suspensão da tomada de preços n.º 025/2019 feita pela prefeitura de . A decisão foi publicada no Diário Oficial da Corte de Contas desta quarta-feira (16).

Segundo a publicação, a administração abriu processo para contratar empresa especializada na elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica de Parque Tecnológico Internacional e para capacitação dos dirigentes para ‘melhor articulação territorial no município’.

Denúncia feita por pessoa física apontou uma série de irregularidades no edital, sendo: impedimento de participação a empresas em recuperação judicial; irregularidade quanto à qualificação fiscal; falha no prazo para impugnar o edital; e alterações no edital sem a devolução de prazo para os proponentes.

Em seu relatório, o conselheiro apontou que os argumentos possuíam verossimilhança para autorizar a emissão da decisão em caráter liminar para suspender a licitação. Sobre a proibição a empresas em recuperação, apontou que ‘não pode o Jurisdicionado exigir dos licitantes encargos e formalidades alheios àqueles impostos pela legislação, sob pena de violar, sobremaneira, o caráter competitivo inerente aos certames licitatórios’.

Já em relação à comprovação de regularidade sobre todos os tributos, o TCE-MS destacou que a regularidade fiscal exigida deve se limitar à carga tributária que possui relação com o objeto licitado. “Portanto, exigir dos licitantes, de forma genérica, a comprovação de regularidade de ‘todos os tributos’, se apresenta dissociada dos preceitos legais, um passo maior do que aquele que a Administração poderia ter dado”, destacou o conselheiro. O prazo para impugnação também foi considerado irregular.

“Entendo que o certame em debate possui cláusulas contrárias as disposições contidas na Lei Nacional de Licitações e Contratos Administrativos”, apontou o conselheiro, que determinou a suspensão imediata do procedimento. Na decisão, não foi informado o valor da contratação e no Portal da da prefeitura de Ponta Porã, é preciso cadastramento para acessar o edital.

A reportagem entrou em contato com o prefeito Hélio Peluffo (PSDB), mas ele preferiu não se manifestar sobre o assunto por ainda não ter sido notificado da decisão. Permanece aberto o espaço para manifestações posteriores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Maisa Silva recria meme com Silvio Santos em cena de ‘Garota do Momento’

Analistas tributários iniciam paralisação e declaração do Imposto de Renda pode ser afetada

Prefeita de Ituiutaba obtém medida protetiva contra André Janones por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

recurso Paper Excellence detêm ações de complexo industrial em Três Lagoas (Divulgação

TRF3 nega recurso da Paper Excellence e mantém proibição de transferência de ações da Eldorado

Últimas Notícias

Brasil

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Incêndio na boate deixou 242 pessoas mortas

Emprego e Concurso

Prefeitura de Naviraí abre processo seletivo de nível médio e superior com salários de até R$ 4,9 mil

vagas são para cargos nas áreas de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Assistente Social

Brasil

VÍDEO: Touro avança sobre homem em avenida movimentada de Ribeirão Preto

Uma BMW ficou destruída durante perseguição

Polícia

Sem comparecer ao julgamento, réu é condenado a 16 anos de prisão por matar rapaz em 2020

O crime ocorreu no bairro Nova Lima em julho de 2020