Pular para o conteúdo
Transparência

Acórdão do TJMS aponta ‘provas suficientes’ para tornar filho de Reinaldo réu por roubo

O acórdão da decisão da 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) publicado nesta quarta-feira (25) aponta que os desembargadores verificaram provas suficientes para tornar o filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Rodrigo Souza e Silva, réu por roubo majorado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça. […]
Arquivo -
Rodrigo Souza e Silva
Rodrigo Souza e Silva

O acórdão da decisão da 2ª Câmara Criminal do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) publicado nesta quarta-feira (25) aponta que os desembargadores verificaram provas suficientes para tornar o filho do governador (PSDB), Rodrigo Souza e Silva, réu por majorado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça.

No último dia 17, a Câmara aceitou por unanimidade o recurso do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra a decisão que rejeitou denúncia criminal de roubo majorado contra o empresário e advogado.

Segundo o acórdão, ‘havendo provas suficientes da materialidade e autoria do fato delituoso, a reforma a decisão que rejeitou a denúncia é medida que se impõe’.

Na justificativa para não receber a denúncia, a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Vara Criminal de , alegou ‘ausência de indícios da participação do denunciado no crime descrito’ e ‘suporte probatório mínimo da autoria e materialidade’, exatamente o oposto do entendimento dos três julgadores do TJMS.

Após julgamento favorável ao recurso, o processo deve retornar à juíza May Melke Siravegna. Rodrigo é acusado pelos três promotores do Patrimônio Público de Campo Grande, Adriano Lobo Viana de Resende, Marcos Alex Vera de Oliveira e Humberto Lapa Ferri por ser o mandante de um roubo de propina que deu errado e por ter supostamente encomendado uma execução.

Revelação constou em decisão do STJ

Filho do governador Reinaldo Azambuja, Rodrigo ficou preso por cinco dias após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deflagrar a Operação Vostok. Na época, o aposentado Luiz Carlos Vareiro, 61 anos, afirmou que teria sido contratado por Rodrigo para roubar e executar o corretor de gado José Ricardo Gutti Gumari, o ‘Polaco’.

A revelação constou na decisão do ministro Felix Fisher. Segundo a decisão, “no bojo das investigações, verificou-se a possível arregimentação de eventual eliminação/morte de um dos atores da organização criminosa, o investigado José Ricardo Gutti Gumari, conhecido como “Polaco”, em decorrência da sua ausência de fidelidade a organização”.

Conforme o documento, Polaco estaria chantageando os envolvidos no esquema, sob ameaça de que faria uma delação premiada. Consta ainda que o Preso por suposto roubo de veículo na BR-262, Vareiro denunciou o plano, supostamente encabeçado pelo filho do governador.

Na época, o lavador de carros denunciou que roubou “propina” de R$ 270 mil paga por integrantes da administração estadual a Polaco. Articulador do roubo, Vareiro exigiu a presença do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para revelar como orquestrou o crime.

De acordo com denunciante, o filho de Reinaldo Azambuja teria lhe procurado para encomendar o roubo da propina destinada a Polaco, além da morte do corretor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Preciso de táxi”: mulher liga para PM, denuncia agressões e é resgatada em Maracaju

Anvisa proíbe medidores de glicose sem eficácia comprovada

Açougue é interditado e dono autuado por vender produtos sem selo e impróprios para consumo em Terenos

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 11 anos que estava ‘desaparecido’ em Campo Grande

Últimas Notícias

Economia

Brasil fecha acordo com Japão para exportar produtos de gordura animal

Exportação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos

Polícia

Mulher é socorrida em estado grave ao ser esfaqueada no pescoço

A mulher foi atacada por um homem que lhe desferiu a facada no pescoço

Economia

Dólar sobre com exterior em dia de estresse em juros globais

Cautela com possível reação do governo Donald Trump

Esportes

Ancelotti comanda primeira atividade com todos os convocados

Caso opte por manter o esquema de jogo que levou à vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai