Pular para o conteúdo
Transparência

Ônibus: Técnico credenciado pelo Detran-MS pode responder por falsidade ideológica

O técnico credenciado pelo Detran-MS que aprovou os ônibus escolares que foram apreendidos em Bandeirantes, a 68 quilômetros de Campo Grande, pode responder criminalmente por falsidade ideológica, depois da apreensão de quatro veículos. De acordo com o delegado Nilson Friedrich, foram dois ônibus apreendidos e periciados na quinta-feira (28) e outros dois na manhã desta […]
Arquivo -

O técnico credenciado pelo que aprovou os ônibus escolares que foram apreendidos em Bandeirantes, a 68 quilômetros de , pode responder criminalmente por falsidade ideológica, depois da apreensão de quatro veículos.

De acordo com o delegado Nilson Friedrich, foram dois ônibus apreendidos e periciados na quinta-feira (28) e outros dois na manhã desta sexta-feira (29). O inquérito já foi instaurado e agora a polícia aguarda o laudo para que possam determinar quem serão os responsabilizados caso comprovada uma conduta criminal.

Até o momento foram ouvidos os motoristas dos veículos e para a próxima semana estão marcadas as oitivas do secretário municipal de Educação e o os donos da empresa Miracar, terceirizada pela Prefeitura para o transporte dos estudantes.

Conforme o delegado, os problemas encontrados nos veículos foram graves, mas ainda aguarda o laudo pericial. “Foram para ser mais exatos apreendidos 1 micro-ônibus e 3 ônibus, eu ainda não posso dizer com precisão os equipamentos que estavam faltando em cada ônibus, mas eles apresentavam problemas de segurança, no sistema mecânico e elétrico, sem freios, falta de equipamentos obrigatórios de segurança. Várias irregularidades graves mesmo”, explicou.

A determinação da apreensão foi feita pelo MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) em , após o promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas flagrar um dos ônibus circulando sem o estabilizador das rodas. “Eu interditei na quinta-feira mesmo o primeiro ônibus por conta da falta visível do estabilizador e pedi uma para o Conselho Tutelar e o delegado de polícia. Eles constaram as irregularidades também nos outros veículos e apreenderam para investigação”, disse.

Os quatro veículos estão sob a responsabilidade da própria empresa, porém seguem impedidos de circular. “Eles estão depositados junto a empresa Miracar para que os proprietários regularizem a situação dos veículos e então nós possamos liberar para a circulação”, destacou o delegado Nilson.

Caso comprovada a responsabilidade do técnico credenciado do Detran-MS que aprovou os veículos em vistoria, ele pode ser responder por falsidade ideológica e por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto ou iminente. Se não houver responsabilidade o caso será arquivado.

O Jornal Midiamax tentou contato por telefone com o de Bandeirantes para saber como está a situação do transporte escolar no município após as apreensões, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mesmo com chuva, Dourados segue com 3º dia da Festa Páscoa e show de Jads & Jadson

chuva

Moradores madrugaram para ‘desinundar’ casas e salvar móveis

Tá definido! Odete Roitman já tem data para aparecer em Vale Tudo; saiba quando

Inmet emite alerta de perigo e chuvas intensas para Capital e 34 municípios de MS 

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Roubo de carro

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

Últimas Notícias

Cotidiano

“Como se fosse um rio”: chuva invade casa com bebê de 9 meses e causa prejuízo em Campo Grande

Família acordou às 3h da madrugada com a água já no meio da casa.

Esportes

Clássico dos Milhões: Vasco enfrenta Flamengo neste sábado pelo Brasileirão

Mengão tenta manter liderança; já os vascaínos querem escapar da crise

Cotidiano

Confira a lista das cidades mais chuvosas nas últimas 24 horas

Campo Grande está no topo da cidade com maior acumulado de chuva

Cotidiano

Quem deixou para última hora enfrenta filas e falta de opções de ovos de Páscoa 

Movimento foi grande no Centro na manhã deste sábado (18)