Pular para o conteúdo
Transparência

Ônibus: Técnico credenciado pelo Detran-MS pode responder por falsidade ideológica

O técnico credenciado pelo Detran-MS que aprovou os ônibus escolares que foram apreendidos em Bandeirantes, a 68 quilômetros de Campo Grande, pode responder criminalmente por falsidade ideológica, depois da apreensão de quatro veículos. De acordo com o delegado Nilson Friedrich, foram dois ônibus apreendidos e periciados na quinta-feira (28) e outros dois na manhã desta […]
Arquivo -

O técnico credenciado pelo que aprovou os ônibus escolares que foram apreendidos em Bandeirantes, a 68 quilômetros de , pode responder criminalmente por falsidade ideológica, depois da apreensão de quatro veículos.

De acordo com o delegado Nilson Friedrich, foram dois ônibus apreendidos e periciados na quinta-feira (28) e outros dois na manhã desta sexta-feira (29). O inquérito já foi instaurado e agora a polícia aguarda o laudo para que possam determinar quem serão os responsabilizados caso comprovada uma conduta criminal.

Até o momento foram ouvidos os motoristas dos veículos e para a próxima semana estão marcadas as oitivas do secretário municipal de Educação e o os donos da empresa Miracar, terceirizada pela Prefeitura para o transporte dos estudantes.

Conforme o delegado, os problemas encontrados nos veículos foram graves, mas ainda aguarda o laudo pericial. “Foram para ser mais exatos apreendidos 1 micro-ônibus e 3 ônibus, eu ainda não posso dizer com precisão os equipamentos que estavam faltando em cada ônibus, mas eles apresentavam problemas de segurança, no sistema mecânico e elétrico, sem freios, falta de equipamentos obrigatórios de segurança. Várias irregularidades graves mesmo”, explicou.

A determinação da apreensão foi feita pelo MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) em , após o promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas flagrar um dos ônibus circulando sem o estabilizador das rodas. “Eu interditei na quinta-feira mesmo o primeiro ônibus por conta da falta visível do estabilizador e pedi uma para o Conselho Tutelar e o delegado de polícia. Eles constaram as irregularidades também nos outros veículos e apreenderam para investigação”, disse.

Os quatro veículos estão sob a responsabilidade da própria empresa, porém seguem impedidos de circular. “Eles estão depositados junto a empresa Miracar para que os proprietários regularizem a situação dos veículos e então nós possamos liberar para a circulação”, destacou o delegado Nilson.

Caso comprovada a responsabilidade do técnico credenciado do Detran-MS que aprovou os veículos em vistoria, ele pode ser responder por falsidade ideológica e por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto ou iminente. Se não houver responsabilidade o caso será arquivado.

O Jornal Midiamax tentou contato por telefone com o de Bandeirantes para saber como está a situação do transporte escolar no município após as apreensões, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Embora não seja um concurso público, a PND pode se tornar porta de entrada para a carreira docente.

Brasil

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Bolsa caiu 0,21%, mas subiu 0,11% na semana

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto