Pular para o conteúdo
Transparência

Suspeita de nepotismo: MP investiga nomeação de cunhado de secretário na Prefeitura

Uma nomeação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) do começo de fevereiro de 2017 levantou suspeitas e fez com que o MP-MS (Ministério Público Estadual) iniciasse uma investigação de suposta prática de nepotismo na Prefeitura da Capital. Uma denúncia, protocolada na Ouvidoria do MP e que agora está sob responsabilidade da 29ª Promotoria do […]
Arquivo -

Uma nomeação no Diogrande (Diário Oficial de ) do começo de fevereiro de 2017 levantou suspeitas e fez com que o MP-MS (Ministério Público Estadual) iniciasse uma investigação de suposta prática de na Prefeitura da Capital.

Uma denúncia, protocolada na Ouvidoria do MP e que agora está sob responsabilidade da 29ª Promotoria do Patrimônio Público da Capital, revela que João Luiz Krabbe, cunhado do secretário municipal de governo e presidente regional do PSD, Antônio Lacerda, foi nomeado com data retroativa ao começo de janeiro, ou seja, nos primeiros dias da atual gestão.

Atualmente, o cunhado do secretário municipal de governo ocupa o cargo de superintende de fomento ao agronegócio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia), com salário de R$ 7,4 mil. Já Lacerda tem remuneração de R$ 11,6 mil (segundo dados do Portal de Transparência da Capital anexados na apuração).

Em algumas agendas oficiais da Sedesc, João Krabbe, irmão da esposa de Lacerda, chegou a representar o titular da pasta, Luiz Fernando Buainain.  Ele também integrou o Comitê de Relações Intersetoriais de Gestão Pública do Município de Campo Grande.

Nepotismo

Uma súmula vinculante do STF (Supremo Tribunal Federal) estabelece que ‘viola a Constituição Federal’ a ‘nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios’.

Cunhado, no caso, é parente por afinidade em 3º grau. No âmbito da investigação, o titular da 29ª promotoria, Adriano Lobo Viana de Resende, oficiou o procurador-geral do município, Alexandre Aválo, e requisitou a ‘cópia da ficha funcional dos servidores Antônio Cezar Lacerda Alves e João Luiz Krabbe’.

Exoneração

O secretário municipal de governo afirmou ao Jornal Midiamax que já encaminhou o caso para assessoria jurídica do município, que vai analisar se a nomeação de seu cunhado de fato se configura em nepotismo. Caso haja confirmação, Lacerda garantiu que o atual superintendente de agronegócio da Sedesc será exonerado.

João Krabbe também foi procurado pela reportagem, mas a informação na Sedesc é de que ele está de férias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Executado com 14 tiros em ciclovia pode ter sido alvo de organização criminosa em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Competição será dividida em três blocos, disputados em Campo Grande até 10 de agosto

Polícia

Confronto com morte de ‘Matheuzinho’ foi em casa usada para esconder produtos furtados em Campo Grande 

Casa também era usada para queimar fios de cobre

Cotidiano

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

A formatura marca o encerramento da primeira turma de TI do programa Voucher Desenvolvedor

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo