Pular para o conteúdo
Transparência

Servidores tiveram acesso a gabarito de concurso para procurador em MS, diz Gaeco

O MP-MS (Ministério Público Estadual) publicou nesta quarta-feira (4) uma nota dando detalhes da Operação Back Door, deflagrada nesta terça-feira (3), para apurar possíveis irregularidades no concurso público de Procurador Jurídico de Aparecida do Taboado A Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) teve início após denúncia anônima junto à […]
Arquivo -

O MP-MS (Ministério Público Estadual) publicou nesta quarta-feira (4) uma nota dando detalhes da Operação Back Door, deflagrada nesta terça-feira (3), para apurar possíveis irregularidades no concurso público de Procurador Jurídico de

A Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) teve início após denúncia anônima junto à Promotoria de Justiça de Aparecida do Taboado, noticiando o favorecimento de alguns servidores, ex-servidor e familiares de servidores públicos no concurso público.

A partir da denúncia, o Ministério Público ajuizou medida cautelar visando à obtenção de cópia dos gabaritos de todas as provas e das listas de presença dos candidatos.

Os favorecimentos foram confirmados: dois servidores inscritos para o cargo de Analista de Controle Interno gabaritaram as provas, enquanto um ex-servidor e o filho de um servidor público, inscritos para o cargo de Engenheiro Civil, tiveram, respectivamente, 39 e 38 questões de acerto, do total de 40 questões.

O MP-MS também investigou o processo licitatório do concurso, uma vez que o Secretário Municipal de Administração, Kaiser Carlos Correa, que indicou a comissão de concurso e as empresas para participarem do procedimento licitatório, também participou do concurso público e obteve acerto de 100% (cem por cento) da prova.

Kaiser foi alvo de mandado de prisão temporária ainda na manhã desta terça-feira. Durante o cumprimento do mandado, equipes do Gaeco encontraram munições sem registro e autorização em sua residência.

A investigação ainda constatou que um servidor integrante da Comissão Permanente de Licitação também se encontrava inscrito para o concurso público realizado pelo município de Aparecida do Taboado.

Operação Back Door

Com o resultado das investigações, o Ministério Público ingressou com pedido de busca e apreensão no âmbito da Operação Back Door, assim como de prisão temporária de um dos investigados, visando à colheita de outras provas.

Nesta terça-feira, o Gaeco esteve na cidade de Aparecida do Taboado cumprindo os mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na Prefeitura do município, assim como o mandado de prisão temporária expedido em face de um Secretário Municipal.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na comarca de /MS, na sede da empresa responsável pelo concurso público.

O MP-MS informa que os fatos estão sendo investigados em procedimentos sigilosos, objetivando, a princípio, a apuração dos delitos de fraude em certame de interesse público, fraude à licitação e associação criminosa, além de improbidade administrativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais vítimas denunciam pai de santo por abusar sexualmente de adolescentes em Campo Grande

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Vacinação contra a gripe

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

Últimas Notícias

Brasil

Brasil sinaliza à OMC que buscará vias legais se negociação sobre tarifas falhar

Representante do governo brasileiro afirmou, sem citar Trump, que "tarifas arbitrárias" ameaçam a economia mundial

Esportes

Tota Magalhães se torna 1ª brasileira a disputar versão feminina da Volta da França

Está é a quarta edição da competição e tem previsão para acontecer no próximo sábado (26)

Cotidiano

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Ação com fumacê visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Polícia

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (21), quando a família foi obrigada a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 60 mil