A Prefeitura de Campo Grande quer contratar uma empresa para supervisionar as obras de implantação do macroanel rodoviário, entre as saídas para Sidrolândia, para o Indubrasil e para Cuiabá.
Nesta terça-feira (22), foi lançada licitação para definir a empresa que irá fazer a “consultoria, acompanhamento e supervisão das obras de implantação do macroanel de Campo Grande”.
O setor supervisionado das obras tem início na BR-060, passando pelo entroncamento com as BR-262 e BR-163. Atualmente, o macroanel também liga a rodovia MS-080, na saída para Rochedo.
As obras de implantação do macroanel tiveram início na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB), em 2011. Orçado em R$ 30,9 milhões, o empreendimento ficou paralisado por cinco anos.
Em março, as obras do macroanel foram retomadas, após a Prefeitura aditivar o contrato com a empresa responsável, Anfer Construções e Comércio. O valor aditivado foi de R$ 1,6 milhão.
Segundo a Prefeitura, a obra estava parada por causa de imbróglios na desapropriação de alguns trechos dos 24 km de rodovias. A Prefeitura conseguiu um acordo judicial com os proprietários, que vão ceder suas terras em troca de indenizações.
Andamento das obras
Ainda segundo a Prefeitura, a obra já consumiu R$ 22 milhões dos cofres públicos, com recursos do município e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Mais de 87,3% dos serviços de terraplanagem do macroanel já foram feitos. Do total das rodovias, 63,5% foram pavimentadas, e 72,9% receberam obras de drenagem.
Restam ainda R$ 9,1 milhões a serem aplicados no contrato das obras do macroanel. O anel rodoviário deve receber ainda uma rotatória na MS-010 e na BR-163, a serem implantadas pela CCR MS Via, concessionária das rodovias.