Prefeitura lança licitação e Av. Bandeirantes terá corredor de ônibus com faixa exclusiva
Passageiros embarcarão em “ilhas” pelo lado direito dos ônibus no corredor da Bandeirantes (Reprodução: Schettini Engenharia)

A Prefeitura de lançou uma nesta terça-feira (24) para revitalização da sinalização de trânsito na Av. Bandeirantes, num trecho que se estende do Terminal Bandeirantes até a Av. Afonso Pena. O trecho deve receber um corredor para ônibus, com faixa exclusiva para os veículos de transporte público.

Atualmente, o Exército já trabalha na Região Sudoeste no recapeamento dos corredores das Ruas Guia Lopes, Brilhante e Marechal de Deodoro. Até sexta-feira (27), o município planeja lançar nova licitação para o recapeamento da Av. Bandeirantes, com previsão de início da obra em outubro.

A licitação será orçada em R$ 8,7 milhões, conforme informado pela Prefeitura. A faixa da Av. Bandeirantes reservada ao corredor de ônibus receberá um pavimento mais resistente, como o utilizado pelo Exército.

De acordo os estudos prévios da obra, o corredor deve ser composto por uma faixa exclusiva no lado esquerdo da via, separada do tráfego de veículos comuns por “ilhas” por onde os passageiros devem embarcar, permitindo apenas o tráfego de ônibus com portas do lado direito.

O trecho do corredor de ônibus deve se estender por 3,9 quilômetros da Avenida. Pelo menos sete estações de embarque e desembarque devem ser instaladas ao longo do trecho nas “ilhas” reservadas aos passageiros.

Tanto as obras de sinalização quanto as obras de recapeamento da Av. Bandeirantes serão executadas com recursos de financiamentos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento – Mobilidade Urbana). A Prefeitura entrou com contrapartida de 26% do orçamento das licitações, enquanto a União cobrirá os 74% restantes.

Sinalização

A revitalização da sinalização viária, de acordo com o edital de licitação lançada nesta terça, deve abranger tanto os sinais semafóricos quanto placas de advertência, a fim de promover uma sinalização específica a faixa exclusiva de ônibus.

A empresa contratada para a revitalização da sinalização terá de executar o serviço em dois meses, após a assinatura da ordem de contrato com a Prefeitura. Os semáforos da Av. Bandeirantes deverão passar a ser interligados por dutos subterrâneos.

O certame aberto nesta terça-feira (24) tem previsão para receber propostas no dia 24 de agosto. O edital da licitação pode ser acessado pelo Portal da Transparência da Prefeitura.