O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (16) tornou públicas as trocas de servidores de cinco postos de comando da de Mato Grosso do Sul. Os cargos são ocupados por coronéis e tenentes-coronéis da corporação.

O coronel Voltaire Flamarion Garcia Diniz, que ocupava o cargo de assistente do Comando-Geral da corporação, irá deixar o posto. Voltaire ocupa atualmente também o cargo de Corregedor-Geral da Polícia Militar de MS.

Quem assumirá o posto de assistente do Comando-Geral será o tenente-coronel Paulo Ribeiro dos Santos. O policial chefiava a 1ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar, e foi dispensado do cargo nesta segunda.

Ainda nas diretorias da Polícia Militar, foram dispensados o coronel Marcio Avalos Cabanha, diretor de Finanças; o coronel Edmilson Lopes da Cunha, diretor de Gestão de Pessoal; e o coronel Claudio Roberto Monteiro Ayres, comandante da Academia de Polícia Militar.

Cabanha foi designado para assumir a diretoria de Gestão de Pessoal da Polícia Militar, enquanto o coronel Monteiro Ayres irá assumir a diretoria de Finanças. Já para o comando da Academia de Polícia Militar, foi designado o coronel Airton Leonel Praieiro.

Conforme o art. 23 da Lei n. 127/2008, que institui os subsídios dos Policiais Militares, os diretores de diretorias da PM e assistentes de Comando-Geral têm direito a uma indenização no valor de 18% de seus vencimentos após dispensa do cargo, como retribuição pela prestação de serviços no exercício da carreira.

As trocas de comando foram publicadas exatos dois meses depois da deflagração da Operação Oiketicus, que mirou servidores da Policia Militar que facilitavam o contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul. A Operação resultou na prisão de 21 agentes da Polícia  Militar.

Todas as dispensas de função e designações foram assinadas pelo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o coronel Waldir Acosta Ribeiro.

(matéria editada às 09h04 do dia 18/07 para correção de informações)