Pular para o conteúdo
Transparência

Multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito

Resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no Diário Oficial da União de sexta-feira (6) autoriza o parcelamento de multas por infrações no trânsito. De acordo com a nova regra, a quitação dos débitos poderá ser feita, inclusive, de forma parcelada utilizando cartão de crédito. O pagamento, segundo a resolução, não deve ficar restrito […]
Arquivo -

Resolução publicada pelo (Conselho Nacional de Trânsito) no Diário Oficial da União de sexta-feira (6) autoriza o parcelamento de multas por infrações no trânsito. De acordo com a nova regra, a quitação dos débitos poderá ser feita, inclusive, de forma parcelada utilizando cartão de crédito.

O pagamento, segundo a resolução, não deve ficar restrito a apenas uma multa e pode ser aplicado a um conjunto de débitos que o motorista tenha com os órgãos de trânsito. Com o parcelamento, o condutor fica liberado das pendências para licenciamento do veículo. Os custos adicionais decorrentes do parcelamento ficam a cargo do motorista.

Atualmente, a quitação de multas é realizada por meio de boletos emitidos pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito). A resolução também prevê que o órgão contrate empresas para gerenciar os novos mecanismos de pagamento.

As operadoras, no entanto, devem ser credenciadas por entidades do Sistema Nacional de Trânsito), encarregadas de repassar mensalmente as informações ao (Departamento Nacional de Trânsito).

Inconstitucional

Em Mato Grosso do Sul, o parcelamento de multas já foi previsto na Lei Estadual 2.131/2000, questionada em 2015 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot e derrubada em 2017 por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), Janot citou a ocorrência de 41.645 óbitos no trânsito em 2013. “Qualquer facilidade que possa enfraquecer o subsistema jurídico da legislação de trânsito, como é o caso do parcelamento de multas, deve ser analisada com extrema cautela, devido a suas repercussões sociais, sanitárias e econômicas, e não pode, obviamente, fazer-se com ofensa à repartição constitucional de competências”.

À época, a ministra Rosa Weber, relatora do caso, alegou que a legislação sobre o trânsito seria competência exclusiva da União.

Novo projeto

Com o aval do Contran, que havia facultado aos Detrans em dezembro passado o parcelamento das dívidas, a Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão, novo projeto que regulamenta a modalidade de pagamento no .

De acordo com o projeto de lei, o pagamento parcelado poderá englobar uma ou mais multas de trânsito, mas estão excluídas: as inscritas na dívida ativa; os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa; os veículos licenciados em outras Unidades da Federação; e as multas aplicadas por outros órgãos autuadores que não autorizam o parcelamento ou arrecadação por meio de cartões.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Tarifa de Trump atinge indústria de armas e deputado vê saída na redução de ICMS

Últimas Notícias

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada

Cotidiano

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Recursos do Plano Nacional Aldir Blanc são destinados à cultura dos estados e municípios

Cotidiano

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Anúncio feito em rede social solicita PIX em troca de moedas

Cotidiano

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Celebração começou às 9h e encerrou às 15h deste sábado (26) com uma missa na Paróquia São José