O governo do Estado assinou nesta segunda-feira (23) um contrato para compra de cinco caminhões com auto escada mecânica. Os equipamentos destinados ao custaram mais de R$ 21,7 milhões.

O contrato foi assinado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). A compra dos caminhões, utilizados no resgate de vítimas e combate à incêndios em prédios altos, é uma reivindicação antiga da categoria.

Desde 1970, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vem trabalhando com apenas um caminhão com auto escada de 30 metros. A viatura estaria ainda indisponível, por causa do desgaste natural e da obsolescência frente à altura dos prédios da Capital.

Os novos veículos adquiridos pela corporação possuem escadas que chegam a 42 metros, maiores que a antiga. A compra foi assinada com a Magirus GmbH, mesma fornecedora do antigo veículo.

A fornecedora venceu licitação ainda no ano passado para a venda dos veículos com auto escada. O certame começou a ser elaborado em 2016, com a previsão de serem gastos R$ 6 milhões com cada veículo.

O prazo do contrato é de dois anos, segundo a publicação no Diário do Estado. A publicação foi assinada pelo secretário de Estado de Justiça, Antonio Carlos Videira, e pelo representante da Magirus, Gustavo Luiz Batista.