Pular para o conteúdo
Transparência

MP arquiva investigação sobre vistoriadoras flagradas aprovando carros sem peças

Reportagem do Midiamax flagrou vistorias irregulares em 2015
Arquivo -

Depois de três anos de investigações, o Conselho Superior do MP-MS (Ministério Público Estadual) arquivou, nesta terça-feira (8), um inquérito que investigava vistoriadoras flagradas aprovando carros sem peças na Capital.

As investigações tiveram início em 2015, após reportagem do Jornal Midiamax que denunciou a atividade irregular das vistoriadoras.

A reportagem levou um veículo Ford Ranger sem um freio e sem sistema de amortecedor para fazer vistorias em sete vistoriadoras de . Destas, seis deram laudo positivo ao veículo adulterado.

As vistorias veiculares foram obrigatórias para veículos com mais de cinco anos de circulação em todo Estado durante um ano e sete meses, após a regra ter sido instituída no final de 2014 pelo ex-governador André Puccinelli (MDB).

A cobrança desagradou muitos contribuintes do Estado, o que levou à produção da reportagem. As taxas das vistorias chegavam a custar R$ 120 nas empresas credenciadas. A obrigação só foi derrubada em julho de 2016.

Promotor diz que não houve ‘enriquecimento’

Segundo o pedido do promotor de Justiça Humbero Lapa Ferri, responsável pelo inquérito, a investigação deveria ser arquivada uma vez que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) teria feito todos os procedimentos para regularização das vistoriadoras.

Ferri apontou que “assim que tomou conhecimento do suposto erro nas empresas de vistorias, [o Detran-MS] puniu as empresas com suspensão e advertência por escrito […], bem como adotou outra postura de controle de irregularidades”.

Apesar das investigações terem, a princípio, suspeitado de atividade com “meros fins arrecadatórios” por parte das vistoriadoras, o promotor de Justiça alegou que não foi verificado “enriquecimento ilícito” ou benefícios pessoais para as empresas no âmbito das investigações, o que afastaria a necessidade de continuação do inquérito.

Nos autos do processo, as empresas Focar, Dekra, Plena Visão, Prime Vistorias e Contato, que deram laudo positivo ao veículo adulterado, foram notificadas e autuadas pelo Detran-MS. O pedido de arquivamento de Ferri data de março deste ano, e foi acolhido pelo voto do relator João Albino Cardoso Filho.

Novo inquérito e investigação sobre comissionados

Cerca de um mês antes do arquivamento, o MP-MS abriu uma nova investigação sobre as vistorias de identificação veicular no Estado.

O conteúdo das investigações segue sigiloso. O inquérito corre na 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande.

O MP-MS também já questionou o Detran-MS sobre o emprego de funcionários comissionados nas vistorias feitas pela autarquia. O órgão ministerial chegou recomendar o Departamento a contratar efetivos para realização dos procedimentos.

Segundo o MP-MS, o uso de comissionados nas vistorias fere a Lei Estadual n. 3.841, que organiza as carreiras do Detran-MS. A Lei determina que as vistorias sejam realizadas por assistentes de vistoria e identificação veicular.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados terá show da dupla Jads e Jadson para arrecadar fundos para Hospital do Amor

Solurb vai encerrar coleta de lixo de empresas e condomínios de Campo Grande em 6 meses

Homem que descumpriu medida protetiva e arremessou bicicleta contra a ex é preso

Sinner elimina Djokovic e encara Alcaraz em aguardada final em Roland Garros

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

VÍDEO: Ladrão é flagrado furtando bicicleta em condomínio no Rita Vieira

Últimas Notícias

Polícia

Na delegacia, casal tenta mentir que foi assaltado na fronteira

Casal relatou que teria sido abordado por paraguaios, que furtaram dinheiro, relógio e um carro de uma seguradora

Emprego e Concurso

Empresa sucroalcooleira está com até 25 vagas abertas em Aparecida do Taboado

Vagas são diversas áreas, para atuação nos setores administrativo, agrícola, indústria e manutenção agrícola

Cotidiano

Patas que Acolhem: vítimas de violência serão ‘recepcionadas’ por cães em Fórum de Anastácio

Projeto visa oferecer apoio emocional durante depoimento

Política

Instituto de pesquisa denuncia notícia falsa sobre corrida eleitoral em MT

Empresa diz que não realizou levantamento de dados para deputado federal ou senador em MT