Agendado para esta quinta-feira (14), o pregão que iria definir as empresas que vão instalar 46 mil nos postes de iluminação pública de foi suspenso pela Prefeitura.

Segundo publicação no Diário Oficial, desta quinta-feira, o pregão eletrônico foi suspenso na última terça-feira (12), sem que fosse informado o motivo para a suspensão.

O certame foi dividido em seis lotes, que podem ser vencidos por seis empresas diferentes. Ao todo, as empresas disputam R$ 35,1 milhões que devem ser pagos pelo fornecimento e instalação das lâmpadas.

Esta não é a primeira vez que o certame é suspenso dois dias antes de seu resultado. A Prefeitura tinha previsto inicialmente escolher as empresas no dia 18 de maio, mas suspendeu pela primeira vez a licitação no dia 16.

Após a suspensão – que também não teve seu motivo informado – o certame foi remarcado para esta quinta-feira (14). Ambas as suspensões foram assinadas pelo diretor-geral de Compras da Prefeitura, Ralphe da Cunha Nogueira.

Licitações questionadas

As licitações em torno da instalação das lâmpadas LED em Campo Grande possuem um histórico de imbróglios. A última, da gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), foi suspensa pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A licitação previa a aquisição e instalação de 30 mil por R$ 33,8 milhões. A empresa Solar Distribuidora e Transmissão S.A havia sido contratada para executar a instalação.

O MP-MS (Ministério Público Estadual), entretanto, questionou a contratação, uma vez que a gestão de Bernal teria embarcado em uma ata de registro de preços da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco para contratar a empresa.