Pular para o conteúdo
Transparência

Juiz cita Lava Jato e nega pedido de audiência e acordo com De Paula em ação por uso de avião oficial

Sergio de Paula usou avião oficial para sepultamento e missa de 7º dia
Arquivo -

Réu por ter usado de forma supostamente irregular avião oficial do Governo do Estado para compromisso particular, o ex-secretário da Casa Civil de Reinaldo Azambuja (PSDB), Sergio de Paula, não poderá fazer acordo tanto com o MPE-MS (Ministério Público Estadual) – que propôs a ação – tanto com o Estado. A proibição é do juiz Marcel Henry Batista de Arruda, que emitiu decisão nesta quinta-feira (10) e citou até a Operação Lava Jato.

O pedido de uma audiência de conciliação para pôr fim a ação foi do próprio De Paula, que no mês passado apresentou solicitação à Justiça. No pedido, a defesa do ex-secretário fez contestação à denúncia do MP, e também propôs audiência de conciliação e até criação de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para que a conduta não se repetisse.

Na decisão, o magistrado afirma que o acordo entre De Paula, o MP e o Governo não pode ocorrer, pelo menos em forma de audiência de conciliação. O juiz explica que a situação é proibida pela Lei de Improbidade Administrativa, que não prevê conciliações ou acordos em ações que julguem crime de improbidade.

No entanto, Marcel Henry ressalta que apesar da proibição, o Estado pode, em algum momento, deixar de punir o ex-secretário em troca de informações que auxiliarão no processo, como é o caso das delações premiadas. “Conforme se extrai de decisões confirmadas pelo Tribunal Federal da 4ª Região, em ações no âmbito da Lava-Jato”, conclui o juiz.

A denúncia

Conforme a denúncia do promotor Humberto Lapa Ferri ajuizada em outubro do ano passado, De Paula usou avião do Estado para duas viagens pessoais até a cidade de Andradina (SP), em junho de 2016. Quando iniciou a investigação, em junho de 2017, o promotor da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital requisitou o diário de bordo da aeronave Bandeirante Embraer 110.

Conforme o documento, De Paula e parentes voaram para o interior paulista nos dias 14 e 22 de junho de 2016. Eles participaram do sepultamento e depois da missa de 7º dia de um parente. No entanto, a liberação da aeronave se deu em razão do então secretário afirmar que cumpriria agenda oficial em Andradina.

Em depoimento ao promotor Humberto, Sérgio confirmou o uso do avião oficial para o compromisso particular. “Portanto, inequívoco que o requerido Sérgio de Paula, enquanto secretário de Estado da Casa Civil, praticou condutas vedadas pela Lei de Improbidade Administrativa e, na hipótese, deve ser responsabilizado”, afirma a denúncia.

O promotor pede que o ex-secretário pague multa de R$ 32,6 mil, que corresponde ao valor das viagens multiplicado, que tenha os direitos políticos suspensos pelo período de 3 a 5 anos e que fique impedido de contratar com o Governo pelo prazo de 3 anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Jovem embriagado colide contra poste e é preso em Jardim

Associação Esportiva Campo Grande de Vôlei participa da Superliga C Feminina em Sorriso

MPMS: nota zero em transparência e dados ocultos sobre altos ganhos de membros

Situação grave, diz MPMS sobre grito de guerra violento da PM

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Incêndio atinge obra abandonada de escola no Residencial Celina Jallad

Últimas Notícias

Política

Prefeito do Rio de Janeiro indica que deixará cargo para dar lugar ao vice

Eduardo Paes falou que Cavalieri deve ser o prefeito mais jovem da ‘cidade maravilhosa’

Polícia

Idosa de 87 anos é socorrida com ferimentos na cabeça quando bebia com filho em Dourados

Mãe e filho, de 66 anos, se desentenderam em lanchonete da cidade

Cotidiano

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

Jogando fora de casa, o time de Campo Grande venceu a equipe do sul do estado pelo placar de 1 a 0, com gol de João Pedro

Brasil

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Ministro da Fazenda deve se reunir com secretário do Tesouro norte-americano na próxima semana