O governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta terça-feira (26) o resultado da licitação destinada à revisão e correção do projeto executivo da cadeia pública feminina de , no Complexo da Gameleira.

O certame foi vencido pelo escritório LM Arquitetura Ltda, com sede em Campo Grande. O sócio-administrador do escritório, Lauro Malaquias, já participou dos projetos da Academia de Polícia e da sede da Governadoria no Estado.

A construção da cadeia pública feminina do Complexo da Gameleira começou há três anos. A obra recebeu R$ 13,7 milhões de investimentos, sendo mais de R$ 10,2 milhões de verba federal, parte do Pnasp (Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional).

Desde 2016, entretanto, a construção paralisou. Em outubro de 2017, o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) divulgou um relatório que apontava que a obra do presídio feminino na Gameleira estava apenas 20,56% construída.

Em dezembro do ano passado, a obra foi totalmente paralisada por conta da rescisão do contrato entre o governo do Estado e a Selco, empresa de engenharia que venceu a licitação para construção do presídio.

Em maio deste ano, o governo anunciou a retomada por meio do lançamento da licitação para revisar e corrigir o projeto executivo original, que segundo a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), teria apresentado problemas.

A cadeia foi projetada para amenizar a superlotação do sistema carcerário de Mato Grosso do Sul. Além do presídio feminino, a Gameleira irá abrigar um presídio masculino já em construção final, com previsão de 603 vagas.