Cachorro morreu sob cuidado de detentos

O MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou ao diretor-presidente da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) a reforma do canil e supervisão dos internos responsáveis pelo tratamento e cuidados aos animais na Penitenciária Estadual de .

A medida foi publicada no Diário Oficial do órgão desta quinta-feira (08) após a morte do cachorro ‘Trovão', supostamente por ter sido mantido em condições insalubres.

De acordo com informações levantadas no procedimento preparatório conduzido pelo promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior, alguns cães da unidade estavam doentes, desnutridos e lesionados, tendo sido preciso realizar a eutanásia do Trovão, conforme os relatórios médicos veterinários apresentados e o interrogatório do interno responsável pelo canil.

Uma vistoria realizada pela equipe veterinária do Centro de Controle de Zoonoses de Dourados concluiu que a forma que os animais eram mantidos anteriormente na unidade prisional pode ser considerada insalubres e é compatível com os problemas clínicos citados nos laudos e com a condição clínica observada no cão entregue ao CCZ para eutanásia.

O MP também constatou que a estrutura do canil está deteriorada, com paredes danificadas e telhados quebrados e recomendou a reforma do canil que abriga os animais, ‘especialmente a restauração das casas, com o reparo das paredes e dos telhados dos alojamentos, a fim de garantir abrigo às chuvas e intempéries climáticas, garantindo boas condições de permanência e bem-estar aos animais'.

O órgão deve ser comunicado em até dez dias sobre o acolhimento da recomendação, sob pena de, não adotando as providências recomendadas, serem tomadas as medidas cabíveis em desfavor dos responsáveis.