Secretários e diretores foram exonerados com reforma
O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17), publicado após a assinatura do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) dos decretos da reforma administrativa do Poder Executivo, nesta manhã, trouxe as exonerações e nomeações de diversos funcionários do alto-escalão do governo. Confira abaixo algumas das principais trocas em diretorias de fundações, agências e autarquias, além de exonerações e nomeações de secretários.
Seinfra e Agesul
Na Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), foi nomeado como novo diretor-presidente da Agência Emerson Antonio Marques Pereira, que ocupava a função de secretário-adjunto da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura).
Emerson ocupará o lugar na presidência da Agesul deixado por Ednei Marcelo Miglioli, secretário de Estado de Infraestrutura.
Emerson também foi exonerado do cargo de secretário-adjunto da Seinfra, que passará a ser ocupado pelo diretor-executivo da Agesul, Helianey Paulo da Silva, que foi exonerado do posto de direção.
Como novo diretor-executivo da Agesul, foi nomeado Luiz Mario Mendes Leite Penteado, que ocupava o posto de fiscal de Obras na Agência.
Na Agência também foi exonerado o presidente da comissão de licitações, Mauro de Figueiredo.
Segov e Casa Civil (extinta)
Deixou a Secretaria de Casa Civil Sérgio de Paula, que trabalhou junto ao governo de Reinaldo Azambuja desde o início da gestão, e auxiliou o partido do tucano durante as eleições municipais. De Paula deve assumir um cargo no PSDB, segundo Azambuja.
Na Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), foi designado como subsecretário de Relações Institucionais o assessor especial Alessandro Menezes de Souza.
Menezes ocupava o cargo de assessor especial na Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). O posto de subsecretário é novo e foi criado pela reforma administrativa.
O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Nelson Cintra Ribeiro, foi realocado do posto para o posto coordenador das Coordenadorias Regionais na Segov. O cargo lhe concede o mesmo vencimento que o de diretor.
Na Secretaria, ainda foram exonerados dois comissionados com cargo DGA-1, Ana Luiza Almeida Ferreira e João Francisco Arcoverde Lopez.
Secretaria de Cultura e cidadania
Andréa Escobar Freire, secretária-adjunta da extinta Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), que foi anexada à nova Secretaria de Cultura e Cidadania, teve sua exoneração publicada no Diário de hoje.
A nova pasta de Cultura e Cidadania passa as mãos do ex-titular da Sectei, Athayde Nery, e como adjunto foi nomeado Tomaz Ramos Escrivano.
Dentro da Secretaria, Bruno Wendling foi nomeado para ocupar a função de diretor-presidente da Fundtur, deixada por Nelson Cintra.
Sehab (extinta) e Agehab
A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, perdeu o cargo devido a extinção da pasta, mas continuará como diretora-presidente da Agehab, segundo o Diário.
Sedhast e Procon
No Procon (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor) deixa de ter como superintendente Rosimeire Cecília da Costa e passa a ser coordenada por Marcelo Monteiro Salomão.
Marcelo Monteiro ocupava o cargo de oordenador de despesas na SED (Secretaria de Estado de Educação). Ele foi realocado da pasta para a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Trabalho e Assistência Social), na mesma função.
Semagro
A nova pasta Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), resultado da junção entre a Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), vai ser coordenado pelo secretário Jaime Elias Verruck.
Verruck, que era titular da Semade, terá como secretário-adjunto Ricardo José Senna, que ocupava o posto de titular na antiga Secretaria.
(com supervisão de Evelin Araujo)