Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura tem 10 dias para explicar licitação suspeita vencida pela Taurus

Promotor 'regularização' de pregão presencial 
Arquivo -

Promotor ‘regularização’ de pregão presencial 

​Apenas um dia após a publicação da matéria sobre denúncia de suspeita de fraude em licitação no município de Nova Andradina, envolvendo a Taurus Distribuidora de Petróleo, o MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou ao prefeito da cidade que apresente decisões sobre a regularidade do pregão presencial para aquisição de combustíveis.

O promotor Alexandre Rosa Luz revela que o MPE já instaurou procedimento para apurar ‘irregularidades relacionadas ao Pregão Presencial nº 10/2017′, que visa aquisição de combustíveis ‘com gerenciamento informatizado por meio de cartão magnético para atender a frota de veículos do FMS – Fundo Municipal de Saúde’.

Na recomendação, publicada no Diário Oficial do MPE-MS desta quarta-feira (3), o promotor alega que ‘Administração Pública, como instituição destinada a realizar o direito e a propiciar o bem comum, não pode agir fora das normas jurídicas e da moral administrativa, nem relegar os fins sociais a que sua ação se dirige. Se por erro, culpa, dolo ou interesses escusos de seus agentes a atividade do Poder Público desgarra-se da lei, divorcia-se da moral, ou desvia-se do bem comum, é dever da Administração invalidar, espontaneamente e mediante provocação, o próprio ato, contrário à sua finalidade, por inoportuno, inconveniente, imoral ou ilegal’.

De acordo com a denúncia feita ao MP, o consórcio entre as empresas Taurus e S.H. Informática, deverá cotar, na proposta, marca de diversos combustíveis, mas não o fez. Cotou apenas em postos da própria Distribuidora, mesmo com indícios de que os veículos da Prefeitura abastecem em postos de outras bandeiras.

Outro ponto que a denúncia aponta é o fato que o edital pedia o credenciamento dos postos em sete Estados do país, enquanto a Taurus possui postos em Mato Grosso do Sul e alguns poucos municípios paulistas.

Diante das possíveis irregularidades, o promotor lembra que o próprio STF (Supremo Tribunal Federal) permite à administração pública ‘anular seus próprios atos quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicia’ (súmula 473).

Na recomendação, datada de 28 de abril, o promotor leva em consideração o fato de que Prefeitura teria informada ao MP que não executou nenhum dos objetos licitados em 2017 que foram alvo da denúncia.

O prefeito de , José Gilberto Garcia (PR), tem agora 10 dias para ‘manifeste-se e encaminhe decisão sobre a regularidade do Pregão Presencial nº 10/2017′. Caso ele não acate a recomendação, o MPE avisa que poderá ‘adotar as medidas legais, inclusive mediante o ajuizamento da ação civil pública cabível’. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia