Pular para o conteúdo
Transparência

MPE vai apurar ‘investida’ do governo para manter concessão da Sanesul

Governo estaria descumprindo recomendação
Arquivo -

Governo estaria descumprindo recomendação

A concessão de serviços de água e esgoto em – a 225 km de – para a (Empresa de de Mato Grosso do Sul) voltou a ser alvo do MPE-MS (Ministério Público Estadual. Após a promotoria ‘barrar’ a tentativa da Prefeitura e da Câmara de aprovarem um contrato de 30 anos junto à empresa, quem está na mira é o governo do Estado. Isso porque o governo estaria, conforme a assessoria do MPE, realizando “investidas” para a entrega dos serviços à Sanesul.

O Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça, instaurou, nesta terça-feira (4), procedimento preparatório – que antecede o inquérito –  para apurar “eventuais irregularidades consistentes no condicionamento de repasses do governo do estado ao município de Dourados à uma nova concessão dos serviços de saneamento básico à empresa Sanesul, por 30 anos”.

Projeto foi derrubado

O novo contrato que cederia o saneamento por 30 anos para a Sanesul quase foi aprovado na Câmara durante a gestão do prefeito Dourados, Murilo Zauith (PSB). À época, o jornal Midiamax apurou que a empresa estaria garantindo, a ‘toque de caixa’, cerca de R$ 3 bilhões de faturamento no período de concessão, com contrapartida de apenas R$ 40 milhões, considerada irrisória perto dos lucros.

MPE vai apurar ‘investida' do governo para manter concessão da Sanesul

“No entanto, neste ano de 2017, a Sanesul e o governo estadual, conforme a denúncia, estariam fazendo nova investida para a concessão, razão da nova instauração”, explica a assessoria do MPE.

O promotor levou em conta o requerimento formulado pelo presidente da Associação dos Farmacêuticos de Dourados (AADO), Racibe Panage Harb.  A Associação move campanha, uma petição pública na internet, e busca municipalizar os serviços da Sanesul.

“Conforme consta no requerimento, nenhuma administração se interessou em fiscalizar, efetivamente, a concessão da Sanesul com o Município de Dourados, que já perdura há 17 anos. O atual convênio de concessão, estará vigente até 2019”, comenta a assessoria.

Interesse do governo

Segundo a assessoria do MPE, o interesse em renovar o contrato “é notório”. A promotoria ilustra a questão ao mostrar o aumento da arrecadação em Dourados. Em 2015, segundo a assessoria do MPE, foi de 59 milhões e 400 mil reais. Já no ano de 2016, o município passou a arrecadar 80 milhões e 200 mil reais, por meio da Sanesul, com serviços de água e esgoto. “A previsão de arrecadação do município para este ano de 2017 será de 100 milhões de reais”, pontua.

Além disso, a empresa também goza de isenção tributária. A Sanesul ficou isenta de tributos municipais por 20 anos e segundo a assessoria do MPE, o governo abre mão de milhões todos os anos.

O promotor de Justiça esclarece que, se comprovados os fatos, as partes podem responder por improbidade administrativa, “em razão da violação dos princípios da administração”.

O jornal Midiamax consultou a Sanesul e o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da assessoria de imprensa, mas ainda não recebeu resposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano