Períodos foram publicados no diário da União

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou a portaria Nº 64, de 27 de julho de 2017, que determina o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a agricultura de milho em Mato Grosso do Sul do ano safra 2017/2018 no diário oficial da União desta segunda-feira (31).

A tabela com os períodos da semeadura está disponível aqui. A nota informa que que o Estado cultivou na safra 2016/2017 uma área de 28,0 mil hectares de milho (Zea mays L.) com uma produção de 248,6 mil toneladas, conforme dados do levantamento da Conab de julho de 2017.

A novidade permite que os produtores rurais, agentes financeiros, seguradoras e o próprio governo federal incluam as recomendações de plantio de forma mais confiável em suas decisões.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento para auxiliar a gestão de riscos na agricultura. O objetivo é minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, possibilitando ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.