Pular para o conteúdo
Transparência

​Empresários apontam represália policial após denúncia; Governo nega

Gaeco negou participação, mas informou ações da Polícia Civil de MS
Arquivo -

Gaeco negou participação, mas informou ações da Polícia Civil de MS

Empresários que denunciaram agentes públicos da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) pelo suposto esquema de propinas na Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda) acham que se tornaram alvo de retaliação por parte das forças de segurança pública em Mato Grosso do Sul. O governo nega, mas admite que mandados foram cumpridos recentemente justamente contra denunciantes ligados ao escândalo no fisco estadual.

“Têm relação com investigações antigas, ainda em andamento”, afirma o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas. Segundo a reclamação de empresários implicados nas denúncias de suposto pagamento de propinas em troca de benefícios fiscais, inquéritos teriam sido abertos e estariam sendo tocados “com celeridade incomum”.

Um empresário que atua na área de consultoria contábil e teria entre os clientes os denunciantes do esquema na Sefaz-MS chegou a ser levado ‘coercitivamente’ para depor em uma delegacia, supostamente sem que os agentes policiais tivessem apresentado um mandado judicial.

‘No Gaeco, não’

Como houve falta de clareza na identificação dos procedimentos, inicialmente, os alvos acharam que se tratava de uma ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), ligado ao MPE-MS (Ministério Público Estadual), que ainda teria negado informações de possíveis inquéritos aos envolvidos.

No entanto, segundo a promotora responsável pelo Gaeco, Cristiane Mourão, não existe o suposto ‘aparelhamento político’ do Grupo do MPE-MS. Ela, ainda confirma que recebeu um ‘requerimento genérico para obter certidão de existência de procedimentos investigatórios eventualmente existentes contra si (um empresário) no âmbito do órgão’, negado por não ser ‘específico’.

Todavia, o Ministério Público informou a existência de uma investigação sendo tocada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Logo, os agentes que teriam conduzido, supostamente sem mandado, um cidadão a depor, seriam investigadores.

‘Polícia de Estado’

Ao Jornal Midiamax, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas Lopes, negou qualquer tipo de retaliação contra pessoas que denunciaram irregularidades no atual Governo. “Quero deixar claro que a Polícia Civil é uma polícia de Estado e não de Governo”, afirmou.

Mesmo assim, o delegado admitiu que há não uma, mas sim quatro investigações em andamento contra apenas um dos denunciantes que tornou público o suposto esquema de propinas na Sefaz-MS. Embora o Midiamax não tenha em momento algum citado nomes, Vargas detalhou que uma das apurações teria sido aberta em 2015 com objetivo de apurar emissão duplicata fria, que teria causado prejuízo de R$ 2 milhões a um banco.

​Empresários apontam represália policial após denúncia; Governo nega

A Polícia Civil também afirmou que todas denúncias recebidas contra agentes da corporação são apuradas.  Por meio de sua assessoria, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se limitou a classificar como ‘absurda’ a acusação de usar a polícia para perseguir adversários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mharya

Campo-grandense deixou MS há 10 anos para viver vitórias do jiu-jitsu nos EUA

Salários de julho dos servidores municipais de Dourados já estão disponíveis para saques

Em três dias, MS tem tempestades com 412,9 mil raios e queda de energia

ms pavimentação

Pavimentação de 17 km da MS-444 vai custar R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

renata saldanha campea do bbb 25 recebe premio

‘A surucucu voltou’: Lembra dela? Campeã do BBB 25 chora ao receber prêmio do programa ao som de louvor

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça absolve colombiana que usava carcaça de animais em obras de arte

Artesã foi denunciada por supostos crimes ambientais

Política

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e ainda passará por análise de duas comissões

Política

VÍDEO: comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que EUA perde com tarifaço de Trump

Nelsinho chama tarifaço de 'perde-perde' e mostra como será a realidade dos Estados se a medida for realmente adotada

Polícia

Rodovias de Mato Grosso do Sul ocupam primeiro lugar no ranking de maiores apreensões de cocaína

Em duas rodovias do Estado, foram apreendidas mais de 5 toneladas de cocaína