Pular para o conteúdo
Transparência

Câmara garante gratificação extinta de novo estatuto a 40 servidores

Gratificação pode chegar a 100% do salário dos servidores
Arquivo -

Gratificação pode chegar a 100% do salário dos servidores

Pelo menos 40 servidores efetivos da Câmara Municipal de irão manter um benefício extinto no novo estatuto que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do órgão, divulgado ao fim de junho. O benefício pode chegar a até 100% do vencimento do servidor.

O chamado “adicional de representação institucional” é concedido aos servidores por ato do presidente da Câmara, e consta no estatuto anterior dos funcionários da Casa, de 2010, instituído pela Resolução n. 937. Na lista de gratificações e vantagens que podem ser percebidas pelos servidores da Casa divulgada no estatuto atualizado, o benefício foi excluído.

Entretanto, um artigo do novo estatuto, instituído pela Resolução 1.244, permite que os servidores que tenham benefícios concedidos pela legislação anterior tenham seus direitos resguardados.

Uma portaria foi publicada no Diogrande desta sexta-feira (14) assegurando o benefício aos 40 servidores, assinada pelo presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB).

O secretário Geral de Administração e Finanças da Câmara, Pércio Andrade Filho, explica que o benefício do adicional de representação institucional foi mantido por se tratar de um “direito adquirido” pelos servidores, que vem prestando serviço à Casa já há muitos anos. 

Pércio também explica que o valor de 100% sobre o salário é o máximo ao qual pode chegar o benefício, sendo que percentuais diferentes podem ser fixados pelo presidente da Câmara, conforme a hierarquia e tempo de serviço do servidor.Câmara garante gratificação extinta de novo estatuto a 40 servidores

Mais gratificações

Dentre os 40 servidores que percebem o adicional de representação, 13 servidores manterão uma outra gratificação que pode chegar a R$3.803,66, chamada de “adicional legislativo”.

O adicional é previsto no novo estatuto. Segundo a legislação atualizada, o valor da gratificação pode chegar a 200% do vencimento base do cargo de direção superior, símbolo DS 204, equivalente a 1.901,83.

Fator previdenciário

Segundo Pércio, as mudanças na legislação sobre cargos, carreiras e remuneração dos servidores da Câmara afetarão também o cálculo da aposentadoria dos funcionários da Casa. 

Ambos os adicionais passarão a ser recebidos como “vantagem pessoal incorporadas”, o que significa que não integrarão mais o salário dos servidores, e não influenciarão mais no cálculo da aposentadoria dos funcionários.

A regra vale tanto para os servidores que trabalham atualmente no órgão quanto para servidores novos. A Câmara pretende contratar até 70 novos funcionários efetivos, por meio de concurso público.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corte de cabelo barbeiro

Procon Municipal encontra variação de 233% nos preços de barbearias em Campo Grande

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Coveiro acusado de vender túmulo em cemitério público ‘some’ sem devolver dinheiro

Últimas Notícias

Esportes

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Torcida corintiana mostra preocupação diante da relação do técnico com o elenco

Cotidiano

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

A formação tem por objetivo habilitar os pretendentes a adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável

Brasil

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Policiais penais impediram a fuga do detento

Sem Categoria

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

Raissa vestia um casaco de cor vermelha, blusa de cor rosa, calça jeans e estava de chinelo quando desapareceu no domingo (20)