Fungos e carunchos foram encontrados no produto

Uma publicação de um vereador de , município distante 442 km da Capital, sobre uma suposta quantia de feijão que deixou de ser doada pela prefeitura causou criticas na cidade. O Executivo alega que o produto estava estragada e por isso não foi doado.

Em seu perfil no Facebook, o vereador Rodrigo Queiroz Neto, o Rodrigo Chapéu (PDT), acusou a prefeitura, administrada por Robson Samara, o Robinho (PR), de estocar 3 toneladas de feijao que deveriam ter sido entregues a familias carentes do município.

“Esse feijão foi doado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), e foi feito uma análise e estava apto para ser consumido, mas mesmo assim a secretária de Assistência Social optou por guardar e não distribuir. Muito triste ver famílias passando necessidade e o descaso da Administração atual”, postou o vereador.

A publicação, todavia, recebeu críticas dos eleitores aparecidenses, já que muitos criticaram o pedetista por sua posição política no município, uma vez que ele inclusive já presidiu a Câmara Municipal.

A prefeitura nega as irregularidades. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Conab doou quase 7 toneladas de feijão, em 23 de setembro de 2015. Dois dias depois, teria procedido a entrega do produto a seis instituições de assistência social da cidade, além de creches e escolas municipais.

“Logo após a distribuição, os responsáveis pelas entidades e escolas, bem como a nutricionista do município, Joseli Ferreira Garcia, responsável pelo acompanhamento nutricional das nossas crianças, passaram a nos informar da má qualidade do feijão e que o produto estava impróprio para o consumo . Algumas entidades que receberam o produto chegaram a nos notificar via oficio sobre a situação existente, inclusive tais documentos vieram acompanhados por fotos que comprovam grãos com carunchos e fungos”, diz nota assinada por Lucilene Tabuas Carrasco, secretária municipal de Assistência Social.

O Jornal Midiamax teve aos ofícios enviados à Secretaria por algumas das entidades beneficiadas, informando da má qualidade do feijão doado, relatando inclusive a presença de ‘carunchos'. Fato que foi informado à Conab.

“Você teria coragem de servir feijão com a presença de carunchos e fungos para a sua família? Lamento que o vereador Rodrigo Chapéu que era conhecedor do ocorrido, tenha divulgado tal informação de maneira distorcida e de forma intencional, talvez na tentativa de denegrir nosso trabalho e colocar a população contra a administração municipal”, diz documento assinado pela secretária.

O vereador que fez a denúncia, ex-presidente da Câmara, foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas não foi encontrado até o fechamento da matéria.