Pular para o conteúdo
Transparência

Secretário é acusado de desviar dinheiro destinado para entidade assistencial

Dinheiro arrecadado em eventos seria depositado na conta pessoal do servidor
Arquivo -

Dinheiro arrecadado em eventos seria depositado na conta pessoal do servidor

A Promotoria de Justiça de converteu procedimento preparatório em o contra secretário de assistência social do município, para apurar denúncias de aplicação de dinheiro público em eventos privados, bem como apropriação indevida de valores arrecadados em festas beneficentes destinadas a entidade de interesse social. O secretário já havia sido alvo de uma recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) pelas mesmas acusações.

O inquérito foi publicado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial do MPE e foi assinado pela promotora Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro. Conforme decisão, o objetivo visa “apurar a conduta do secretário de assistência social a aplicação de verbas municipais em eventos privados, bem como a possível apropriação indébita de numerário que deveria ser revertido a entidade de interesse social”.

Em fevereiro deste ano, a promotora Ana Carolina já havia recomendado que a Prefeitura impedisse transferências de verbas públicas ao secretário para a realização de festas e eventos particulares, “impedindo-o de movimentar recursos e orçamentos do município, enquanto promotor de eventos”.

O secretário também recebeu prazo para apresentar prestação de contas dos eventos realizados nos anos de 2013, 2014 e 2015, com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação da Melhor Idade do Município de Pedro Gomes. A denúncia aponta que ele depositava os valores diretamente em sua conta pessoal, sem devida prestação de contas.

A denúncia aponta ainda, que o secretário foi responsável pela realização do 4º Encontro de Comitivas, em novembro do ano passado, cujo show principal seria da dupla sertaneja “Carrero e Capataz” e público de 1,5 mil pagantes. O secretário alterou a atração sem qualquer aviso prévio ao público, o que indica violação das normas do direito do consumidor.

Desta forma, a promotora considera artigo 10 da Lei 8.429/92, na qual o servidor se enquadraria no crime de improbidade administrativa. “No sentido de constituir ato de improbidade administrativa que importa em prejuízo ao erário, qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, capaz de ensejar perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades, sob pena de incursão nas penas da improbidade administrativa”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande sedia seminário gratuito para debater os desafios do sistema prisional

Fim da obrigatoriedade de aulas na autoescola adia novo edital do CNH MS Social

cnmp magno alexandre denúncia

Com voto contrário, nome de Alexandre Magno passa na CCJ do Senado para vaga no CNMP

Famasul avalia com ‘cautela’ impactos da nova medida de R$ 30 bilhões anunciada pelo governo Lula 

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Incêndio em terreno baldio em frente à Igreja São Francisco assusta moradores e comerciantes

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Aero Rancho recebe Super Feirão do Emprega CG com 1,6 mil vagas na tarde de quinta-feira

Evento terá participação de mais de 20 empresas, que realizarão recrutamento para 19 cargos, incluindo assistente administrativo, operador de telemarketing, vendedor, auxiliar de estoque e motorista entregador

Cotidiano

UEMS promove 1ª Semana Jurídica com debates e palestras abertas ao público

Os encontros acontecem do 18 ao dia 22 de agosto, a partir das 19h, no auditório central da UEMS – Polo Santo Amaro

Política

Camila Jara culpa Bolsonaro por prejuízos do tarifaço e elogia Lula: ‘resposta rápida’

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) atribuiu à família Bolsonaro os prejuízos ligados ao tarifaço dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O presidente Lula (PT) anunciou, nesta quarta-feira (13), o “Plano Brasil Soberano”, que prevê ajuda a empresários e trabalhadores afetados por taxação.  “Nós estamos vendo a família Bolsonaro constantemente sabotar o Brasil em nome … Continued

Política

Nelsinho reconhece que crédito ajuda exportadores, mas defende negociações contra tarifas dos EUA

Crédito de R$ 30 bilhões deverá minimizar impactos do 'tarifaço'