Plano Diretor de 2006 foi elaborado na gestão de Nelsinho e não foi revisado desde então

A Prefeitura Municipal de Campo Grande divulgou nesta sexta-feira (15), pelo Diário Oficial, a contratação de uma empresa de Curitiba (PR), especializada em planejamento urbano, engenharia e consultoria, para a revisão do Plano Diretor municipal. O valor pago à empresa será de R$ 670.050,00.

O último Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município, data de 2006 e foi elaborado pela gestão do então prefeito Nelson Trad Filho (PTB). Em 20 de janeiro de 2015, o prefeito Gilmar Olarte (sem partido) decretou que o plano fosse revisado por um Grupo Técnico de servidores, o que não ocorria desde o ano da elaboração do documento.

A revisão deveria conter indicações válidas para os próximos 25 anos. O decreto indicava que a revisão seria realizada por representantes de nove órgão municipais, dentre eles, o Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). O plano também indicava que o Grupo Técnico poderia contratar empresa especializada para realização do serviço.

Questionado sobre os resultados atingidos pelo grupo técnico, o presidente da Planurb, Dirceu Peters, informou que não tem conhecimento da criação desse grupo, e que provavelmente a comissão foi criada para acompanhar as atividades de empresa contratada. Segundo ele, o edital para contratação de empresa para revisão do Plano Diretor foi lançado ainda na gestão de Olarte, e a Urbtec TM teria sido a vencedora do processo, conforme edição de 30 de dezembro do Diário Oficial.

A empresa curitibana Urbtec TM será contratada durante nove meses para revisar o plano, e já foi responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento da Cidade do Leste, cidade paraguaia responsável por 10% do PIB do Paraguai, localizada à 327 quilômetros de assunção. O engenheiro responsável, Gustavo Taniguchi, é especialista em Engenharia de Transportes, com ênfase em planejamento, operação e gestão de transportes

Assinam o contrato o presidente da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Disney de Souza Fernandes, o presidente da Planurb, Dirceu de Oliveira Peters, e o presidente da Urbtec, Gustavo Taniguchi.

(sob supervisão de Ludyney Moura)