Valor máximo de reajuste será de 4%

Sem reajuste desde dezembro de 2015, o preço do gás GLP (gás liquefeito de petróleo, o , receberá um reajuste por causa de uma nova política de preços da . Os novos preços entram em vigor nesta terça-feira (1).

As distribuidoras deverão receber um aumento no preço pago pelo gás de até 4%, dependendo da região e do tipo de contrato com a Petrobras. Algumas deverão pagar mais por utilizarem da infraestrutura da estatal.

Porém, as distribuidoras e revendedores são livres para repassarem ao consumidor o valor que quiserem. De acordo com a Associação Brasileira dos Revendedores do GLP, o aumento foi “irresponsável”.

“Não há uma nota sequer com as devidas explicações [do repasse]”, disse o presidente da Associação, Alexandre Borajili. A nova política de preços da Petrobras sobre o gás de cozinha foi anunciada duas semanas após a redução do preço da gasolina e do diesel por parte da estatal.

Segundo a Petrobras, a nova política não se trata de um reajuste de preços. A estatal calcula que o repasse não ultrapassará R$ 0,20 por botijão de 13 quilos. 

(sob supervisão de Evelin Araujo)