Casos aconteceram em

O MPE (Ministério Público Eleitoral) instaurou procedimentos preparatórios, como o órgão associa o início de uma investigação, envolvendo dois vereadores eleitos e um suplente, em Corumbá.

Os casos serão publicados na edição de segunda-feira (24) do Diário Oficial do Ministério Público Estadual, já disponível na desde sexta-feira (21) à noite.

Um dos implicados é o suplente de vereador João Mário Esteves de Lima, do PP. De acordo com o Diário Oficial, o MPE vai “apurar notícia de eventual utilização indevida de veículo ou meios de comunicação social em benefício de candidato ao cargo de vereador identificado como João Mário Esteves de Lima”. O candidato em questão obteve 587 votos.

Manoel Rodrigues, eleito vereador pelo PRB, com 1.068 votos, é outro que está na mira do MPE. No Diário Oficial é dito apenas que o ministério vai “apurar notícia de eventual prática de abuso de poder econômico em benefício de Manoel Rodrigues”. O diário não detalha o suposto abuso de poder.

O procedimento preparatório contra o candidato Adelar Chefer dos Santos, o Gaúcho da Pro-Art, eleito vereador de Corumbá com 1.140 votos, também resume a denúncia assim: “apurar notícia de eventual prática de abuso de poder econômico em benefício de Adelar Chefer”.

As investigações serão conduzidas pelo promotor de Justiça Eleitoral Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho.