Administrativos apontam cortes na UBS do Coophavila

Servidores administrativos da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Coophavila divulgaram uma escala de trabalho, nesta quinta-feira (26), desmentindo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Nesta divisão de serviços, o corte de plantões já está ocorrendo, diferentemente do que foi garantido pelo secretário municipal de saúde, Jamal Salem, durante a audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores no dia 20 de março.

Desta forma, conforme os servidores da unidade, haviam três pessoas trabalhando na recepção, das 18 às 6 horas, e um quarto funcionário (rotativo) que trabalhava todos os sábados, das 18 horas à meia noite. Todavia, com a nova programação de trabalho, este último funcionário rotativo foi cortado.

Além disso, entre os farmacêuticos do Coophavila havia um auxiliar administrativo que realizava o apoio, digitando fichas, por exemplo. Agora, não há mais este servidor auxiliar.

“O Jamal disse para todos ouvirem, lá na Câmara, que não haveria corte de plantões. Isso prova que ele mentiu. Agora temos que trabalhar em dobro e nosso serviço está atrasado”, reclama a servidora administrativa.

Os funcionários administrativos contam, ainda, que cada pessoa consegue digitar, neste plantão de sábado (que dura 6 horas), 180 fichas. Com a extinção deste turno, vai haver um atraso de 720 fichas não digitadas por mês.

Contudo, na prática, a população não vai sofrer com atraso no atendimento, já que essas fichas são feitas somente após a consulta médica no cidadão.

Outro lado

Em contrapartida, a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) voltou a destacar que não há corte de plantões. O que está havendo é um remanejamento de serviço. Porém, a Sesau ressalta que depois da Audiência Pública do dia 20, esse processo foi paralizado.

Ademais, a Sesau informou que nenhum decisão sobre este tema será tomada antes de uma reunião entre a SEMAD (Secretaria Municipal de Administração), a Sesau e o Conselho Municipal de Saúde, que deve ocorrer nesta quinta-feira.