Imposto vence no fim de janeiro; parcelamento é em cinco vezes

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta terça-feira (16), o valor fixado como base de cálculo do (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2016. Para quem pagar à vista, o desconto será de 15%, enquanto o parcelamento será em até cinco vezes, neste caso sem o abatimento.

As informações constam no decreto número 14.310, em suplemento específico do . Anexo a ele está lista com a avaliação de todos os veículos a partir de 1996, valor usado como referência para calcular o imposto.

Clique aqui para ver, na íntegra, o decreto e a lista dos valores para base de cálculo.

Conforme explicado pelo governo, este ano a redução sobre o valor da alíquota será menor que em anos anteriores. Sendo assim, o IPVA é de 3,5% sobre carros de passeio, caminhonetes e camioneta de uso misto ou utilitário; de 2% sobre ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo; 2% em relação a caminhões, ônibus ou micro-ônibus para o transporte coletivo de passageiros; e 4,5% para automóveis de passeio ou qualquer outro tipo de veículo com capacidade de até oito passageiros movidos a óleo diesel; primeira tributação tem valor reduzido em 50% na base de cálculo.

Para frotistas, quem tem 30 veículos em seu nome, as alíquotas são de 1% no caso de caminhões; 2% para carros de passeio; 3% nos veículos de passeio a diesel; e 1,5% para motocicletas. Clique aqui para ver, no Diário Oficial, na página 3, os decretos sobre os percentuais da alíquota do IPVA 2016.

A primeira parcela do IPVA 2016 vencerá no dia 29 de janeiro – mesmo prazo no caso de pagamento do valor total. A última vence no fim de maio.