Pular para o conteúdo
Transparência

Juiz autoriza busca e apreensão pelo Gaeco em prefeitura no interior

Prefeitura de Deodápolis é investigada por irregularidade em concurso público  
Arquivo -

Prefeitura de é investigada por irregularidade em concurso público
 

Uma decisão do juiz Juliano Duailibi Baungart resultou, nesta quarta-feira (1º), em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado () que cumpriu mandados de busca e apreensão de documentos na prefeitura de Deodápolis.

O juiz atendeu solicitação do Ministério Público que investiga eventuais ilegalidades na contratação de servidores pelo Município, sem aprovação em concurso público. Na ação, o MP relata que há dois anos requisita documentos relativos aos servidores e nunca foi atendido.

Sustenta que tais documentos são imprescindíveis à análise da legalidade na contratação de servidores temporários e ocupantes de cargos de provimento em comissão, bem como para aferir se há ou não ofensa à Lei de Responsabilidade Fiscal. Salienta que informações e documentos públicos relevantes à fiscalização ministerial estariam sendo ocultados.

O magistrado deferiu pedido de antecipação de tutela por entender que prova inequívoca está estampada nos documentos apresentados pelo MP e demonstra a recusa e o descumprimento injustificado do Município de Deodápolis em encaminhar a documentação solicitada para fins de instrução do inquérito civil.

“Aliás, a própria Câmara Municipal de Deodápolis informou ao MP que está solicitando ao Poder Executivo que se manifeste exaustivamente sobre a questão dos servidores públicos locais, informando detalhamento completo sobre lotação, vínculo, quantidade e que, embora já tenha recebido informações por parte do Executivo Municipal, estas vieram incompletas, razão pela qual a Câmara de Vereadores fez novas solicitação à prefeita”, escreveu Baungart.

Da decisão consta ainda que, ao responder ofício ministerial, a prefeita de Deodápolis informou que não possuía a relação de documentos requisitados pelo Ministério Público, já que não estaria disponível no sistema de dados da Prefeitura.

“Estes fatos, somados às razões expostas pelo Ministério Público e aos documentos acostados à inicial, demonstram que o Parquet está sendo cerceado no exercício de seu mister constitucional. (…) O receio de dano irreparável ou de difícil reparação ressai induvidoso do risco de ineficácia da presente medida, se não for cumprida sem demora e sem prévia justificação. A busca e apreensão visa conseguir documentos para o fim de instruir o competente inquérito civil, apurar responsabilidades por atos lesivos ao patrimônio público municipal e improbidade administrativa, supostamente praticados por agentes públicos do Poder Executivo Municipal”.

Ao final, escreveu o juiz: “Assim, com fundamento nos artigos 804 e 841 do Código de Processo Civil, concedo liminarmente medida cautelar, sem ouvir o réu, para evitar que a medida se torne ineficaz ao final do processo. Portanto, determino a realização de busca e apreensão dos documentos referentes ao funcionalismo público municipal na Prefeitura Municipal de Deodápolis, em todas as Secretarias/Gerências, inclusive com a realização de cópias digitais eventualmente existentes em computadores e/ou outros aparelhos de armazenamento de dados”.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-BBB Alane Dias confirma namoro com filho de Preta Gil: “A vida acontecendo”

Grilagem de terras: PF investiga se servidores da Agraer receberam propina para falsificar títulos

Quem é o cardeal ‘azarão’ que atuou no Paraguai e surge entre os favoritos a novo Papa

A portas fechadas, mãe e filha mortas em acidente são veladas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Fazendeiros e servidores da Agraer-MS fraudavam documentos para grilagem de terras da União, diz PF

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Quem é o cardeal ‘azarão’ que atuou no Paraguai e surge entre os favoritos a novo Papa

Sindicato Rural de Dourados sedia reunião sobre a Rota Bioceânica 

Últimas Notícias

Esportes

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto após volta ao RJ e goleiro tem carro baleado

Ninguém foi ferido e atletas conseguiram chegar em suas casas

Emprego e Concurso

Iagro-MS vai convocar mais 17 agrônomos aprovados em concurso

Na segunda-feira (05), convocou mais 23 médicos veterinários para o cargo de fiscal agropecuário

Polícia

Vingança: Cuidador de carros esfaqueia homem várias vezes acusado de assassinato em MS

Vítima teria assassinado tio do cuidador de carros

Cotidiano

Está na lista? Sesau convoca aprovados em seleção para odontólogo e psicólogo

As vagas abrangem salários entre R$ 2,6 mil e R$ 6 mil