Segundo funcionários, coleta é só neste domingo

Em meio à , o Midiamax flagrou caminhão da empresa Morhena, Limpeza, Coleta e Logística realizando coleta de lixo na tarde deste domingo (13) no centro de . Questionados, os funcionários afirmaram ser de Sidrolândia (a 71 quilômetros da Capital) e disseram que a coleta seria apenas neste domingo.

A Prefeitura de Campo Grande declarou que a empresa está realizando a coleta voluntariamente. A equipe de reportagem contatou a Morhena. Supervisor disse não ter conhecimento da situação, chegando a garantir que o caminhão da empresa que fica em Sidrolândia estaria até quebrado.

Confira abaixo vídeo do momento em que os funcionários realizam a coleta, na Avenida Mato Grosso com a 13 de Maio.

A crise do lixo

Na última quarta-feira (9), funcionários da Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Campo Grande, notificaram a Prefeitura de que estariam paralisando os serviços. A empresa alega que tem um crédito de pelo menos R$ 23 milhões com a Prefeitura e os empregados, cerca de mil, estão com os salários atrasados.

Desde então as partes tentaram, em vão, chegar a um consenso. Neste domingo a Prefeitura acionou a Justiça pedindo que fosse retomada pelo menos nos hospitais, dado o risco para a saúde pública. O juiz concedeu a liminar, sob alegação de risco para a saúde pública com a falta da coleta de lixo na cidade.

Acompanhado de um oficial de justiça e de uma procuradora do Município, o secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, esteve na sede administrativa da Solurb e garante que o mandado foi entregue. Para ele, o prazo já estava contando.

A decisão do juiz Maurício Petrauski, que atua hoje no plantão do Judiciário em Campo Grande, determina que a Solurb e o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação retomem a coleta, sob pena de multa de 30 mil reais a cada hora de atraso. “Os trabalhadores não foram informados”, afirma o advogado. A reportagem do Jornal Midiamax tentou falar com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, Wilson Gomes, mas ele não atendeu às ligações.

A Solurb negou, por meio de seu advogado, Arnaldo Puccini Medeiros, que tenha sido notificada da decisão determinando a retomada. Segundo ele, não há qualquer funcionário da empresa trabalhando hoje, mas apenas empregados de uma empresa terceirizada, contratadas só para garantir a segurança dos prédios.

Além de negar que tenha sido informada oficialmente do despacho judicial, Medeiros informou que, como os trabalhadores estão em greve, a Solurb não tem condições de retomar a coleta. “Não podemos obrigar os motoristas a dirigirem”, exemplificou. A multa por descumprimento da determinação da Justiça é de R$ 30 mil por hora.

Sem previsão

O impasse entre a Prefeitura e à Solurb não tem previsão de fim. Os trabalhadores dizem que só voltam se receberem os salários, que estão em atraso. O Município nega que esteja em atraso e diz que está dentro do prazo legal de 90 dias para quitar o pagamento de serviços por fornecedores.

Em resposta à paralisação da Solurb foi organizada uma força-tarefa, com apoio de catadores de recicláveis para fazer o trabalho de coleta do lixo. Campo Grande produz, por dia, mais de 800 toneladas de resíduos.