Pular para o conteúdo
Transparência

‘Empresa voluntária’ traz trabalhadores de Sidrolândia para coletar lixo

Segundo funcionários, coleta é só neste domingo
Arquivo -

Segundo funcionários, coleta é só neste domingo

Em meio à , o Midiamax flagrou caminhão da empresa Morhena, Limpeza, Coleta e Logística realizando coleta de lixo na tarde deste domingo (13) no centro de . Questionados, os funcionários afirmaram ser de (a 71 quilômetros da Capital) e disseram que a coleta seria apenas neste domingo.

A Prefeitura de Campo Grande declarou que a empresa está realizando a coleta voluntariamente. A equipe de reportagem contatou a Morhena. Supervisor disse não ter conhecimento da situação, chegando a garantir que o caminhão da empresa que fica em Sidrolândia estaria até quebrado.

Confira abaixo vídeo do momento em que os funcionários realizam a coleta, na Avenida Mato Grosso com a 13 de Maio.

A crise do lixo

Na última quarta-feira (9), funcionários da Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Campo Grande, notificaram a Prefeitura de que estariam paralisando os serviços. A empresa alega que tem um crédito de pelo menos R$ 23 milhões com a Prefeitura e os empregados, cerca de mil, estão com os salários atrasados.

Desde então as partes tentaram, em vão, chegar a um consenso. Neste domingo a Prefeitura acionou a Justiça pedindo que fosse retomada pelo menos nos hospitais, dado o risco para a saúde pública. O juiz concedeu a liminar, sob alegação de risco para a saúde pública com a falta da coleta de lixo na cidade.

Acompanhado de um oficial de justiça e de uma procuradora do Município, o secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, esteve na sede administrativa da Solurb e garante que o mandado foi entregue. Para ele, o prazo já estava contando.

A decisão do juiz Maurício Petrauski, que atua hoje no plantão do Judiciário em Campo Grande, determina que a Solurb e o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação retomem a coleta, sob pena de multa de 30 mil reais a cada hora de atraso. “Os trabalhadores não foram informados”, afirma o advogado. A reportagem do Jornal Midiamax tentou falar com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, Wilson Gomes, mas ele não atendeu às ligações.

A Solurb negou, por meio de seu advogado, Arnaldo Puccini Medeiros, que tenha sido notificada da decisão determinando a retomada. Segundo ele, não há qualquer funcionário da empresa trabalhando hoje, mas apenas empregados de uma empresa terceirizada, contratadas só para garantir a segurança dos prédios.

Além de negar que tenha sido informada oficialmente do despacho judicial, Medeiros informou que, como os trabalhadores estão em greve, a Solurb não tem condições de retomar a coleta. “Não podemos obrigar os motoristas a dirigirem”, exemplificou. A multa por descumprimento da determinação da Justiça é de R$ 30 mil por hora.

Sem previsão

O impasse entre a Prefeitura e à Solurb não tem previsão de fim. Os trabalhadores dizem que só voltam se receberem os salários, que estão em atraso. O Município nega que esteja em atraso e diz que está dentro do prazo legal de 90 dias para quitar o pagamento de serviços por fornecedores.

Em resposta à paralisação da Solurb foi organizada uma força-tarefa, com apoio de catadores de recicláveis para fazer o trabalho de coleta do lixo. Campo Grande produz, por dia, mais de 800 toneladas de resíduos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Últimas Notícias

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”

Cotidiano

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio