‘Conselhão’ dá 30 dias para MPE-MS cumprir Lei de Acesso à Informação
Ministério Público de MS descumpre lei há três anos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ministério Público de MS descumpre lei há três anos
O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu conceder mais 30 dias para que o MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) regularize o portal da transparência, regulamentado pela lei de acesso a informação. A decisão é da sessão plenária do CNMP desta terça-feira (12).
Após perceber que o Ministério Público, ao invés de facilitar, dificultava o acesso à informação pela população ao divulgar apenas o número da matrícula do servidor e o salário, o CNMP determinou que o MPE-MS divulgasse o nome dos funcionários e suas respectivas remunerações, em setembro do ano passado.
Passados seis meses e sem cumprimento da decisão pelo MPE-MS, o CNMP concedeu mais 30 dias para o Ministério Público do Estado, assim como para outros nove Ministérios: Amazonas, Amapá, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios publicarem os atos.
A situação foi destacada por matéria da GloboNews, que realizou um levantamento em todos os Ministérios Públicos do país e apontou que quase 40% dos MPs dificultam a fiscalização da remuneração dos servidores. “Em alguns casos, como o de Mato Grosso do Sul, a divulgação de salários sequer é feita”, diz a matéria do último dia 30 de abril.
Além disso, o MPE-MS aparece com o pior site de transparência do país, em levantamento feito pelo CNMP. O Ministério é o último na avaliação geral dos itens, em uma lista de 30, que inclui os 26 Estados, o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), o MPM (Ministério Público Militar), o MPF (Ministério Público Federal), o MPT (Ministério Público do Trabalho) e o próprio Conselho.
Mato Grosso do Sul também é o menos transparente no gasto do dinheiro público, em último lugar no quesito execução orçamentária e financeira e quando presta contas por licitações, contratos e convênios.
Na transparência de gestão de pessoas, o MPE só não perde para o Ministério Público da Paraíba. Na verificação mensal, em março de 2015 o Ministério está em penúltimo lugar, perdendo o posto de último colocado para o Acre.
A conclusão da avaliação é da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP (CCAF), que realiza, a cada dois meses, pesquisas nos sites das unidades do Ministério Público da União e dos Estados. O objetivo é verificar o cumprimento da Resolução CNMP nº 86/2012, que disciplina o Portal da Transparência do MP.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.