O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul instalou, em parceria com a prefeitura local, o PID (Ponto de Inclusão Digital) em Guia Lopes da Laguna, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande. Desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS esteve presente na inauguração na Rua Clodomiro Vargas, 308.

De acordo com o Tribunal, os pontos são estruturas físicas e tecnológicas instaladas para a realização de atos processuais em localidades onde não há fórum da justiça estadual em funcionamento.

Conforme o TJMS, as instalações permitem que mais pessoas alcancem os serviços judiciais, promovendo igualdade de acesso à justiça. Outra medida é a renovação dos computadores utilizados por juízes e servidores.

O Poder Judiciário informa que em cada novo circuito são implantados novos serviços, infraestrutura tecnológica, física, pessoal, além de parceria com órgãos públicos promovendo administração descentralizada para melhorar as unidades judiciárias em funcionamento.

“Pode parecer pouco, algo simples. Não são prédios luxuosos, mas o objetivo não é esse, mas sim atender a população que tem dificuldade de se deslocar até a sede de uma comarca e levar o Judiciário a todos os cidadãos”, disse o desembargador Sérgio Fernandes Martins.