Pular para o conteúdo
Justiça

Poder Judiciário de MS anuncia utilização em 100% de eletricidade gerada por energia solar

A primeira etapa contemplou a instalação de 50 sistemas de geração em 49 comarcas
Diego Alves -
desembargador Sérgio Fernandes Martins conferiu de perto, próximo a Gameleira, a última vistoria

Comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul agora tem 100% da eletricidade gerada por energia solar. O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Sérgio Fernandes Martins conferiu de perto, na manhã desta terça-feira (02), próximo a Gameleira, a última vistoria da conclusão dos trabalhos de instalação do sistema fotovoltaico que faz parte da segunda etapa de implantação de energia solar para atender a todas as edificações do PJMS. De acordo com o TJMS, a primeira etapa contemplou a instalação de 50 sistemas de geração em 49 comarcas do Estado.

Com o isso, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul torna agora utiliza 100% de energia solar. “Esta era a unidade que faltava para que pudéssemos completar o atendimento a todas as comarcas do Estado. Com esta usina atenderemos a comarca de , a comarca de Corumbá e todos os prédios que compõem o Poder Judiciário na capital. Além disso, haverá um excedente de energia que será utilizado para complementar aquelas comarcas que eventualmente, nada obstante tenham as placas de energia solar em seus telhados e nas coberturas dos seus estacionamentos, ainda necessitem de uma pequena quantidade de energia para estarem totalmente atendidas”, disse o Des. Sérgio Fernandes Martins.

O desembargador ressaltou que somente nesta usina serão gerados 400.000 kWh por 6.000 painéis instalados no solo que, somados aos 90.000 kWh produzidos com as placas instaladas no prédio do TJMS, no Parque dos Poderes, em , permite atender toda a demanda do Poder Judiciário do Estado.

De acordo com o TJMS, a empresa especializada foi contratada por licitação para implantar três centrais geradoras de energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas conectadas à rede da distribuidora local, em Campo Grande, na modalidade de Geração Distribuída – GD: um referente à Usina Fotovoltaica do PJMS e outros dois no Tribunal de Justiça, sendo um nos telhados e outro em estruturas de cobertura de estacionamento.

Na primeira etapa de implantação, a geração média mensal esperada das 50 usinas instaladas em 49 comarcas do Estado é de 441.000 kWh. Ao total, portanto, o TJMS possui uma capacidade de geração de 931.000 kWh. Considerando que no centro-oeste, o consumo médio mensal de energia elétrica por habitante por mês é de 187,4 kWh, então, a capacidade de geração dos sistemas do PJMS equivalem a atender ao consumo de uma cidade de quase 5.000 habitantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via