Para quem deseja fazer utilizar o serviço de protetiva on-line do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, mesmo com o recesso forense, a parte remota funcionará normalmente. O recesso acontece do dia 20 de dezembro até o dia 6 de janeiro de 2021. Isso quer dizer que os pedidos de medidas protetivas das vítimas que residem em podem continuar sendo feitos pelo site do Tribunal de Justiça.

Este serviço on-line é um projeto-piloto que permite às vítimas de que, por alguma razão, estão impossibilitadas de buscar atendimento presencial na Casa da Mulher Brasileira, possam fazer de forma remota. No momento, o projeto abrange apenas Campo Grande.

O projeto começou em julho deste ano, quando muitas mulheres estão mais próximas de seus agressores por mais tempo, em razão da , dificultando, muitas vezes, o pedido de socorro. Neste caso, a ajuda por ser através do serviço disponível no site do TJMS.

Como solicitar 

Para fazer seu pedido, basta acessar o site do Tribunal de Justiça (www..jus.br) e na página inicial, na parte “Serviços Online” clicar em “Protetivas On-line”, que é o último serviço listado.

Um detalhe para quem acessar o site pelo celular: nesse caso, a versão mobile da página do TJ apresenta uma versão bastante resumida e, ao clicar no link “versão clássica”, uma nova janela se abrirá com a versão completa da página inicial.

Ao acessar o serviço, a vítima deve criar um login (ex: nome.sobrenome), inserir uma senha de 8 dígitos e informar um e-mail. Ao completar este cadastro inicial, uma nova página abrirá para que a vítima informe seus dados pessoais e os dados do suposto agressor, respondendo perguntas importantes para que a juíza possa analisar o pedido. A vítima poderá também contar como o fato aconteceu.

Caso queira, no final do questionário é possível anexar fotos ou documentos. Por fim, ao clicar no botão azul onde está escrito “criar”, a medida protetiva será enviada para análise. O pedido será analisado em até 48 horas. Mas, se for uma urgência, ligue para o 190.

O Protetivas On-line é uma proposta idealizada pela juíza Jacqueline Machado, da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande, que é a primeira Vara de Medidas Protetivas no país, e desenvolvida pelas equipes da Coordenadoria Estadual da Mulher, sob a coordenação da juíza Helena Alice Machado Coelho, e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS.