A Direção do Foro de Justiça Federal em anunciou que, a partir desta terça-feira (4), o atendimento presencial nas Varas de Justiça Federal de e será retomado. A medida é resultado de apontamento do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), do Governo do Estado, que colocou os dois municípios em Grau Médio (Laranja) de risco para contágio do novo coronavírus ().

Já Corumbá, que está no Grau Alto (Vermelho), e , no Grau Extremo (Preto), manterão o regime de até que se divulgue pelo Prosseguir um novo relatório situacional.

A retomada, conforme detalhou a Justiça Federal do Estado, deve ocorrer de forma gradual e seguindo orientações de autoridades sanitárias e os limites estabelecidos pela norma. Além disso, o atendimento presencial depende de agendamento prévio por e-mail, que pode ser providenciado nos seguintes e-mails:

Dourados

A última atualização do Prosseguir, válida para a 30ª semana epidemiológica (19 a 25 de julho), colocou três municípios em Grau Extremo (Campo Grande, Aquidauana e Miranda), recomendando que, nestes municípios, sejam mantidos apenas serviços essenciais –como os vinculados à Saúde, Segurança e Alimentação.

Em 38 cidades vigora o Grau Médio, que autoriza o funcionamento de serviços vitais e não essenciais de médio e baixo risco; e 42 foram qualificadas como Grau Alto (Vermelho), no qual apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco podem ser abertos. Glória de Dourados e Inocência estão no Grau Baixo (Amarelo) que permite, além de serviços essenciais, os não essenciais de baixo, médio e alto risco de gerar contaminação pelo coronavírus.

O Prosseguir apresenta parâmetros de flexibilização ou restrições a atividades econômicas e sociais a fim de conter a do coronavírus. Os dados são resultado da análise de aspectos de Saúde –que vão desde a existência de vagas de UTI na macrorregião à disponibilidade de equipamentos de proteção– e da sociedade para definição dos parâmetros de biossegurança.

Nesta segunda-feira (3), Mato Grosso do Sul totalizou 26.645 de coronavírus, com 421 mortes – 17 nas últimas 24 horas. São 649 novos casos em relação ao dia anterior, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde).