Pular para o conteúdo
Justiça

VÍDEO: Servidores do TJMS protestam durante inspeção do CNJ

Servidores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aproveitaram inspeção do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), na tarde desta segunda-feira (21), para protestar em frente ao prédio do Tribunal onde ministro ouve sugestões e reclamações da população relacionadas ao Judiciário de MS. Presidente do Sindijus-MS (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de […]
Arquivo -
(Reprodução
(Reprodução

Servidores do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aproveitaram inspeção do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), na tarde desta segunda-feira (21), para protestar em frente ao prédio do Tribunal onde ministro ouve sugestões e reclamações da população relacionadas ao Judiciário de MS.

VÍDEO: Servidores do TJMS protestam durante inspeção do CNJ
Presidente do Sindijus-MS pegou senha para ser atendido pelo corregedor do CNJ. (Minamar Júnior, Midiamax)

Presidente do Sindijus-MS (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul), Leonardo Lacerda afirmou que o acesso aos gastos do Tribunal é a principal reivindicação da categoria. “Tem faltado verbas para repor servidores, o que deixa a Justiça mais lenta. Descumprimento de direitos previstos em lei dos servidores”, explicou.

A intenção do protesto é que o CNJ disponibilize o acesso às informações, que o sindicato estaria tendo dificuldades para obter. A intenção é controle sobre os gastos para investimento em pessoal. “Não significaria nem a ampliação do número de servidores, mas só repor os que estão se aposentando ou se desligado do Judiciário”, afirmou.

Conforme o sindicato, a falta de investimentos reflete na qualidade do atendimento. “Tem uma vara em que deveria ter seis, sete servidores, com uma servidora apenas, e outra de férias. Em também é a mesma coisa. Então muitas varas de matérias importantes têm sido abandonadas. E o servidor que fica ali sozinho, com menos da metade do quadro, acaba adoecendo por excesso de serviço e a população é a maior prejudicada”, explicou.

“Causa uma lentidão generalizada na Justiça a falta de pessoal”, concluiu o dirigente. A entidade conseguiu uma das 20 senhas distribuídas para conversar com o ministro representante do CNJ.

Corregedoria

Desde as 14h30, em gabinete do CNJ instalado ao lado do Salão Pantanal, o Ministro Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça, atende ao público por ordem de chegada, oportunizando ao cidadão oferecer reclamações, solicitar informações ou sugerir melhorias para o serviço jurisdicional diretamente ao corregedor.

Na programação da inspeção, o Corregedor do TJMS deve apresentar ao Ministro e à equipe do CNJ as novas instalações da Corregedoria do Tribunal, onde foram instalados o Numopede (Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas), o Naccrim (Núcleo de Apoio de Combate ao e de Improbidade Administrativa) e a Covep/GMF (Coordenadoria das Varas de Execução Penal/Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário).

O Corregedor entregará ainda um relatório das atividades desenvolvidas pela Corregedoria-Geral de Justiça de 30 de janeiro a 30 de setembro de 2019, além de um cronograma de metas a serem implementadas pelo órgão no decorrer do restante do biênio.

O Corregedor entregará ainda um relatório das atividades desenvolvidas pela Corregedoria-Geral de Justiça de 30 de janeiro a 30 de setembro de 2019, além de um cronograma de metas a serem implementadas pelo órgão no decorrer do restante do biênio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

Últimas Notícias

Esportes

Vinícius Júnior ganha estátua de cera e se impressiona com semelhança

Estátua de cera deve ficar por exposta no shopping de São Gonçalo, cidade natal do atleta

Transparência

MPMS quer livrar maus condutores de ação penal e oferecer CNH a quem comete crime no trânsito

Projeto diz que objetivo é desafogar judiciário: "de réu a condutor legal", diz o órgão

Trânsito

Idoso sofre traumatismo craniano após ser atropelado por motocicleta em Corumbá

O idoso e o motociclista foram encaminhados ao hospital da cidade

Transparência

Juiz tenta acelerar julgamento de prefeito que contratou irmão sem licitação após processo ficar ‘estacionado’

Ex-prefeito de Rio Brilhante foi denunciado por usar a empresa do irmão para negociar com a prefeitura sem licitação