Karmouche fez uma reflexão da importância do exercício

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou na manhã desta sexta-feira (10), em seu auditório, a entrega das carteiras funcionais aos advogados sul-mato-grossenses. A seccional admitiu 72 novos profissionais da área do Direito.

O presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, fez uma reflexão da importância do exercício da paciência. Relembrou de quando recebeu a sua carteira funcional, em 1991 e que, desde então, a sua presença na construção da entidade, foi feita a muito esmero. “Sei das dificuldades que é passar no exame da Ordem, mas garanto que tudo tem seu tempo, de nada adianta atropelarmos as coisas. São 23 anos de luta pela formação desta instituição, passei pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa e Assistência, ESA, conselheiro, vice-presidente até chegar onde estou, tudo com muita paciência”.

Mansour lembrou aos novatos, do papel principal da Ordem, enquanto mantenedora do exercício da função da advocacia e defensor do Estado Democrático de Direito.  “Quando a gente coloca um painel na frente da sede dizendo somos a voz constitucional do cidadão, isso realmente tem uma efetividade. A OAB defende o cidadão. Ela promove ações, tem a legitimidade, e porque lhe foi confiável ao longo de todos estes anos pela sociedade brasileira, a promoção destas medidas em prol da sociedade. Então não é pouca coisa gente. A sociedade nos cobra muito. Vocês estão entrando numa instituição que tem história, temos uma bagagem de mais de 150 anos atuantes”.

Por fim o presidente da Seccional de Mato Grosso do Sul cobrou uma participação ativa dos novos advogados. “Advogar não é simplesmente pegar o cliente e fazer sua defesa no processo. É muito mais que isso. E estaremos aqui apoiando vocês, tanto para as críticas e lutas, quanto para o respeito ao próximo, mas só pode cobrar quem participa”, completou Karmouche.

A secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência aos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS), Dora Waldow cumprimentou os novos advogados e apresentou os auxílios e benefícios oferecidos pela entidade. Dentre eles, auxílio maternidade, cesta básica, funeral, auxílio medicamento, livraria, odontologia, previdência entre outros.

O vice-diretor da Escola Superior de Advogados de Mato Grosso do Sul (ESA/MS), Marcelo Radaelli, citou alguns benfeitos realizados pela gestão, entre cursos e seminários. “Só em 2016, obtivemos mais de 10 mil alunos inscritos em nossas ações; e até o momento, mais de 400 pessoas já participaram de palestras feitas por nós”, disse.

Em sua segunda faculdade, a nova advogada Vânya Santos diz ter passado por um processo de muita ansiedade. “A gente passa 5 anos estudando, depois vem o preparo para o exame da Ordem, a ansiedade da espera dos resultados da primeira e segunda fase e agora, a expectativa do advogar e defender a sociedade, é uma felicidade muito grande”. O novo advogado Estevão Brandão de Freitas foi o orador da turma.

Participaram da solenidade o secretário-geral Marco Aurélio de Oliveira Rocha, o secretário-geral adjunto Vinícius Monteiro Paiva, o conselheiro federal Luiz Claudio Alves Pereira, Liane Pereira, representando a Jovem Advocacia, o presidente da Comissão de Assessoramento Político e Legislativo (CAPL), Adilson Venâncio Paniago Trindade, e os desembargadores Marcelo Câmara Raslan e Odemilson Roberto de Castro Fassa.