Pular para o conteúdo
Justiça

Vice-Presidência do TJMS julga mais recursos do que recebe

Visando a celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional, base da atuação da Administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Vice-Presidência, nas mãos do Des. João Batista da Costa Marques, vem apresentando resultados positivos. De acordo com João Batista, o papel da Vice-Presidência é de “cooperação com a Presidência e à […]
Arquivo -

Visando a celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional, base da atuação da Administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Vice-Presidência, nas mãos do Des. João Batista da Costa Marques, vem apresentando resultados positivos.

De acordo com João Batista, o papel da Vice-Presidência é de “cooperação com a Presidência e à administração como um todo, mas principalmente, assim como aconteceu nas gestões anteriores, de imprimir o máximo de celeridade no trâmite dos processo e efetividade na prestação jurisdicional”.

Dados recentes apontam que, no que diz respeito ao processamento de recursos especiais, a Vice-Presidência jugou mais processos do que recebeu. Em março deste ano, o TJMS recebeu 1.340 novos recursos, sendo julgados no mesmo período 1.540 processos. O número significa que o julgamento superou a distribuição em aproximadamente 15%.

O aumento no número de julgamentos, esclarece o Vice-Presidente, é parte de uma gestão que permite trabalhar com os processos em ordem, ou seja, com a conclusão do dia “praticamente”, sem atrasos.

O Des. João Batista aponta a implantação do processo digital com um avanço inegável para vencer a demanda processual e assim manter o TJMS dentre os mais céleres do país.

O relatório das Metas Nacionais do Poder Judiciário do CNJ mostrou, em abril deste ano, que o TJMS está entre os cinco tribunais do país que cumpriram a Meta 1 – julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no último ano.

No ano de 2012, o gabinete da Vice-Presidência registrou mais de 15 mil processos referentes a recursos externos distribuídos, o que representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior. No setor de precatórios, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de MS, na gestão do Des. João Batista, foram despachados mais de 4.500 precatórios.

Uma inovação, no ano de 2013, foi a criação, no início de abril, do Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (NURER), órgão consultivo da Vice-Presidência do TJMS para as questões relativas ao juízo de admissibilidade de recurso extraordinário e de recurso especial, assim como do gerenciamento de acervo de processos sobrestados em decorrência dos institutos da repercussão geral e dos recursos repetitivos.

Na administração do TJMS, essa é a terceira vez que o desembargador atua na Vice-Presidência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Últimas Notícias

Esportes

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Na próxima sexta-feira (18) o basquete brasileiro estreia nas quadras

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos

Polícia

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

O pneu de um dos carros chegou a estourar devido ao impacto da batida