Marketing Multinível segue a vida após do bloqueio das contas na Justiça

A realidade de empresas que continuam no ramo do Marketing Multinível após o bloqueio da Telexfree e investigação de outras 30 empresas do gênero pela Justiça em todo Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A realidade de empresas que continuam no ramo do Marketing Multinível após o bloqueio da Telexfree e investigação de outras 30 empresas do gênero pela Justiça em todo Brasil

É bem provável que daqui a alguns anos 2013 seja lembrado como o ano do Marketing Multinível. Com centenas de milhares de adesões em todo o Brasil, empresas com crescimento instantâneo viram suas atividades serem suspensas ou investigadas por uma medida judicial preventiva, em virtude de suspeitas de crime contra a Economia Popular. O bloqueio atingiu o principal agente desse mercado, mas algumas organizações anteriores a onda de comercialização das cotas pela Internet continuam. Qual o cenário para a venda direta de produtos nesse sistema após a bolha? Como segue as redes investigadas mas não bloqueadas?

“Ficou bem mais difícil captar pessoas depois do que aconteceu com a Telexfree. Afetou muito a credibilidade do Marketing Multinível. Toda essa mudança no mercado inclusive fez com que as empresas que lidam com essa prática na venda direta remodelassem seus planos de compensação. A grande maioria tem presença em mais de uma rede para dividir os riscos. Um dos maiores agentes da Telexfree tem participação em outra empresa desse ramo que lida com comercialização de produtos”, conta a estudante de Pedagogia, Taira Vargas que já obteve com a atividade sua renda integral.

A Herbalife, por exemplo, está presente no Brasil desde 1995. Na cadeia produtiva da empresa, igual a outras do gênero que vendem produtos diretamente, o sistema de vendas e inclusão de parceiros tem uma organização diferente do varejo comum. A integração entre indústria e cliente final é otimizada por distribuidores autônomos.

“Negócios de Marketing que envolvem a venda de produtos exigem bem mais do representante, por conta dos treinamentos e exige muito trabalho. Já trabalhei com Herbalife e Monavie, depois migrei para essas empresas de multinível na Internet por conta da facilidade maior em trazer parceiros e pelo retorno. Sempre ouvi essa acusação de pirâmide contra esse ramo. É algo que nunca vai acabar e irrita muita gente porque dá retorno”, comenta o agente de Marketing, Alessandro Erre, com passagens por Herbalife, Monavie e Telexfree.

Algumas características diferenciam o modelo de Marketing Multinível empregado com venda direta de produtos para a modalidade desse ramo que explodiu em 2013. Na modelo em atividade desde o final dos anos 90, é possível ver um consumo significativo das mercadorias por uma clientela que não é integrante da rede. No caso das organizações que cresceram nos últimos 15 meses com a captação de divulgadores pela Internet o bloqueio das contas serviu como barreira para a continuidade dos negócios.

E a Divulgação com atividade na Internet?

Questionável ou não a medida da Justiça em bloquear as atividades de várias empresas de Marketing Multinível congelou o mercado e fez com que muita gente direcionada a essa onda visse seus ganhou ou o retorno ficarem mais distantes. Divulgadores novos e antigos aguardam a posição das autoridades para que solicitem judicialmente um ressarcimento financeiro ou o prossigam com suas redes.

Um fato que chama a atenção diz respeito ao bloqueio das atividades pela Justiça. O apoio a medida cautelar de suspensão é visto com maior freqüência nas pessoas que não tem ligação com essas redes de negócios suspensas. A organização com o maior número de adeptos, reunindo um total superior a R$ 1 milhão de membros, ainda segue com abordagens mesmo sem a permissão para cadastrar novas pessoas. No meio, a visão do ramo continua positiva.

“Não tive prejuízo. Eu procuro acompanhar e por entender um pouco, analiso o momento de entrar em uma empresa e os riscos. Amo Marketing Multinível, porém é como fazer um investimento qualquer. A única diferença nestas empresas atuais é a segurança de um retorno garantido. A Telexfree é a melhor e maior empresa de multinível já vista. Nunca vi algo igual, mesmo agora durante este período de turbulência” afirma a divulgadora de Marketing Multinível, Márcia Costa, que já participou de redes na Polishop, Telexfree e BBom, todas com atividade na Internet.

O bloqueio da Telexfree e BBom abriu oportunidades para a captação de membros em outras empresas do Marketing Multinível na Internet que não vinham com muita evidência no Mercado. Em razão de não estarem sendo investigadas, essas organizações viram com o cenário concorrentes diretos perderem credibilidade e perspectiva.

Conteúdos relacionados