Pular para o conteúdo
Justiça

Ministério da Justiça quer que Polícia Federal continue nas aldeias de Dourados

Na tarde desta quinta-feira (11), representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública – órgão subordinado ao Ministério da Justiça – estiveram nas aldeeias indígenas de Dourados para avaliar os resultados da Operação Tekohá e levantar as demandas de segurança da Reserva Indígena de Dourados. Os coordenadores do projeto Polícia Comunitária da Secretaria, estiveram reunidos...
Arquivo -

Na tarde desta quinta-feira (11), representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública – órgão subordinado ao Ministério da Justiça – estiveram nas aldeeias indígenas de para avaliar os resultados da Operação Tekohá e levantar as demandas de segurança da Reserva Indígena de Dourados.

Os coordenadores do projeto Polícia Comunitária da Secretaria, estiveram reunidos com representantes da FUNAI, Ministério Público e Polícia Federal, além de lideranças indígenas. O levantamento servirá para dar subsídio para que o Ministério da Justiça debata com o Governo Federal a necessidade de firmar um convênio para que continue o policiamento na reserva.

A vinda dos coordenadores do projeto de Polícia Comunitária é resultado das demandas apresentadas pelos indígenas, comunidade douradense e o Estado de MS. A Operação Tekohá, nasceu também dessa demanda. Atuando na reserva a mais de 65 dias, obteve resultados, principalmente no que tange o objetivo principal que era de acabar com a rota internacional de tráfico de drogas, que eventualmente usava as aldeias para armazenamento e rota.

O número de ocorrências graves diminuiu, em Dourados, depois da Operação Tekohá, que já dura 65 dias. Nesse período, foram feitos pelos policiais federais, três flagrantes, dois termos circunstanciados e um boletim de ocorrência, relacionados à apreensão de drogas (maconha e cocaína) e 140 armas brancas foram apreendidas

A Operação Tekohá foi a primeira realizada no Brasil em terras indígenas para policiamento ostensivo. Agora um modelo deve ser estudado e formulado. Os indígenas que se organizavam para fazer a segurança antes da operação, acreditam que a participação deles no policiamento é essencial. Apesar do relativo sucesso da intervenção os indígenas ainda convivem com bebidas e drogas que são trazidos de fora da aldeia, e que em geral, são indutores da maioria dos homicídios e suicídios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência’, diz Lula

Dourados registra nova queda de temperatura e amanhece com 6ºC nesta quarta-feira

Prefeitura abre crédito suplementar de R$ 15,8 milhões para entidades de Campo Grande

VÍDEO: leões-marinhos tentam se salvar após terremoto na Rússia

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Dois são presos e 5 adolescentes apreendidos em operação contra estupro coletivo em MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca supervisor e operador de teleatendimento

As convocações publicadas no Diogrande desta quarta-feira (30)

Mundo

Trump anuncia tarifa de 25% para Índia e diz que país será punido por relação com Rússia

Republicano cita que os EUA e Índia fizeram poucos negócios porque as tarifas indianas são muito altas

TV & Novela

Não assista: Sinal da Record é invadido por transmissão perturbadora e conteúdo gera pavor na internet

Recomendação é que internautas não assistam ao vídeo da invasão do sinal, pois frequência sonora e imagens podem causar mal estar

Famosos

Carlinhos Maia se declara a Lucas Guimarães após divórcio: ‘Meu grande amor’

Em meio a rumores, Carlinhos Maia rasgou elogios a Lucas Guimarães logo após anunciar o fim do relacionamento de 15 anos; confira