Pular para o conteúdo
Justiça

Aos 70 anos, morre Horácio Pithan, ex-desembargador do TJ-MS

Morreu nesta terça-feira, num hospital em São Paulo, o desembargador aposentado do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), e ex-presidente da OAB/MS (1994-1995), Horácio Vanderlei Nascimento Pithan, 70. “Perdemos um grande representante do Judiciário”, afirma Leonardo Duarte, presidente da Ordem, em nota divulgada pela assessoria de imprensa do órgão. O motivo da […]
Arquivo -

Morreu nesta terça-feira, num hospital em , o desembargador aposentado do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), e ex-presidente da OAB/MS (1994-1995), Horácio Vanderlei Nascimento Pithan, 70. “Perdemos um grande representante do Judiciário”, afirma Leonardo Duarte, presidente da Ordem, em nota divulgada pela assessoria de imprensa do órgão. O motivo da morte não foi divulgado.

Comunicado da assessoria de imprensa da OAB/MS diz que o corpo de Pithan será velado no auditório da entidade, na Avenida Mato Grosso.

O horário, contudo, ainda não foi definido. “Aos familiares, parentes e amigos, a OAB/MS expressa seu profundo sentimento de pesar e tristeza. O presidente da Seccional, Leonardo Duarte, decretou luto oficial de três dias”, diz a nota.

Horácio Vanderlei Nascimento Pithan graduou-se em Direito, em 1979, na antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), atual Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), era pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fucmat em convênio com a PUC/SP.

Em sua atuação profissional, foi diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de MS no biênio 1981/1982; superintendente do Pessoal Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, de 1982 a 1983; foi assessor de desembargador nos anos de 1983 e 1984 e atuou como desembargador no período de 2000 ao mês de julho de 2007, quando se aposentou. Integrou a diretoria da OAB/MS por três gestões, como secretário-geral, como vice-presidente, como presidente e como conselheiro federal da Ordem.

Ele foi também coordenador geral do Juizado de Menores de de 1973 a 1980; professor universitário de 1980 a 2003 da atual UCDB; advogado militante da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça Eleitoral desde 1984, além de professor de Direito Civil da Escola Superior da Magistratura (Esmagis/MS)

Com informações da assessoria de imprensa da OAB-MS

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corumbá santa casa

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

martnalia posta foto seminua

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Justiça diz que é responsabilidade do Consórcio prestar serviço adequado e mandou empresa bilionária pagar multa de R$ 10 mil

Política

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Deputado prometeu acionar a PM cobrando esclarecimentos

Polícia

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Governo disse que os fatos serão apurados

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de ‘Hannah Montana’

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued